Afinal, quando é que vai chover?

7 fev 2022, 12:28
Chuva

Chuva regressa esta semana na quinta e sexta-feira. Mas será por pouco tempo e em pouca quantidade

As notícias não são boas: segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) atualizada esta segunda-feira, ainda não é esta semana que começam a resolver-se os problemas da seca

A meteorologista Madalena Rodrigues disse à CNN Portugal que há previsão de chuva para quinta-feira, dia 10 de fevereiro, ao início da manhã, "a começar pelo Minho e Douro litoral, estendendo-se gradualmente às restantes regiões até ao dia 11".

Porém, trata-se de um episódio de chuva sem grande significado: "Não se preveem precipitações elevadas. Há probabilidade de chover entre 40% a 50% e o que ocorrer é bom, mas não será muito significativo em termos de quantidade de água", revelou a meteorologista do IPMA. 

Até dia 9 de fevereiro mantém-se, portanto, o tempo seco, com céu pouco nublado ou limpo. No dia 10, aumentará a nebulosidade e começa então a chover, primeiro no Norte e Centro, depois no Sul, no dia 11. Dia 12, prevê-se que já não caia chuva.

A previsão do IPMA chega apenas ao dia 11 de fevereiro, sexta-feira, mas em termos de tendência, no que se poderá esperar da semana seguinte, Madalena Rodrigues revela ainda que há probabilidade de chuva nos dias 13 e 14 de fevereiro. Mas apenas "vestígios" de precipitação, para já sem grande significado.

Recorde-se que o passado mês de janeiro foi o quinto mais quente desde 2000, tendo-se registado a temperatura máxima mais alta dos últimos 90 anos, e foi também o segundo mais seco, segundo dados divulgados na passada sexta-feira.

De acordo com o IPMA, a temperatura média do ar fixou-se nos 9,5 °C no mês passado, o quinto valor mais elevado desde 2000. 

Quanto à precipitação, o mês passado foi o sexto mais seco em 90 anos e o segundo pior desde 2000, superado apenas por janeiro de 2005.

O relatório do IPMA acrescenta que o valor médio da quantidade de precipitação foi muito inferior ao normal registado entre 1971 e 2000, correspondendo a apenas 12%.

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados