Chuva forte coloca 17 distritos de Portugal Continental sob aviso amarelo

Agência Lusa , AM
22 out 2022, 09:22
Chuva

Aviso vai estar em vigor entre as 09:00 de hoje e as 18:00 de domingo

Dezassete distritos de Portugal continental estão este sábado sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, o aviso amarelo vai estar em vigor entre as 09:00 de hoje e as 18:00 de domingo para a maioria destes 17 distritos.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Bragança, Viseu, Évora, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga vão estar sob aviso amarelo para a precipitação e também, a partir da tarde de hoje, para a agitação marítima.

No domingo, o IPMA colocou já sob aviso laranja cinco distritos devido à agitação marítima entre o período das 00:00 de sábado e as 09:00 de domingo.

Coimbra, Porto, Aveiro, Braça e Viana do Castelo são os distritos com alerta laranja, que indica situação meteorológica de risco moderado.

O aviso laranja diz respeito à agitação marítima, com ondas que podem vir a atingir 11 metros de altura máxima, precipitação e vento, com rajadas até 80 km/hora e até 95 km/hora nas terras altas.

Por causa do mau tempo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou na sexta-feira a população para “situações meteorológicas adversas” nos próximos dias, com aguaceiros fortes, que poderão provocar cheias, vento moderado a forte e agitação marítima.

Com base em informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Proteção Civil avisa para “precipitação forte e persistente, em especial no Alto Alentejo e no Minho”, situação que se manterá hoje, acompanhada de trovoada e com possibilidade de inundações urbanas.

Segundo as previsões, o vento soprará hoje até 30 km/h do quadrante sul, podendo atingir os 85 km/h nas terras altas.

Está igualmente prevista a ocorrência de trovoada e rajadas, bem como ondas do quadrante oeste até 04 a 05 metros na costa ocidental a partir das 21:00 de sábado e até às 18:00 horas de domingo.

A Proteção Civil alerta ainda numa nota, que face à situação prevista, poderão ocorrer “inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento”.

Poderão ocorrer “cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras”, bem como deslizamentos e derrocadas devido à infiltração da água”, “potenciadas pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais ou por artificialização do solo”.

A população é ainda aconselhada a não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados