Oito distritos sob aviso amarelo por causa da chuva hoje e na passagem de ano

Agência Lusa , AM
30 dez 2022, 06:57

Vento e agitação marítima também colocam alguns distritos sob aviso amarelo

Oito distritos do norte e centro de Portugal continental estão sob aviso amarelo por causa da chuva e, nalguns casos, devido ao vento e à agitação marítima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, estão sob aviso amarelo (o terceiro na escala) os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.

Os avisos por causa da chuva estão ativos até às 09:00 desta sexta-feira e, depois, estendem-se à passagem de ano em Braga, Viana do Castelo e Porto (das 18:00 de sábado às 09:00 de domingo), assim como Aveiro (22:00 de sábado às 12:00 de domingo). No primeiro dia do ano (09:00/18:00) está ativo um aviso amarelo em Viseu, Vila Real, Leiria e Coimbra.

O IPMA também colocou sob aviso amarelo, mas por causa do vento, desde o final desta sexta-feira e até à manhã de sábado, os distritos do Porto, de Aveiro, de Braga e de Viana do Castelo.

Há ainda avisos amarelos ativos para a entrada do novo ano em Leiria, Viana do Castelo e Porto.

Para esta sexta-feira, o IPMA prevê períodos de chuva no Norte e no Centro, por vezes forte e persistente, e vento por vezes forte no litoral e terras altas do Norte e do Centro.

Na quinta-feira, o IPMA já tinha divulgado as previsões para a passagem do ano, apontando chuva por vezes forte para o Minho e o Douro Litoral a partir da tarde de sábado, estendendo-se a precipitação ao restante território continental no domingo, o primeiro dia de 2023.

Na informação divulgada no 'site', o IPMA indica que o estado do tempo no continente e nas ilhas será afetado por “uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte, associada a uma depressão centrada a noroeste da Península Ibérica”.

“Prevê-se períodos de chuva que poderão ser por vezes fortes no Minho e Douro Litoral a partir do final do dia 31 de dezembro, coincidindo com a passagem de ano, sendo que a precipitação se estenderá ao restante território a partir da manhã do dia 01”, é referido num comunicado sobre o continente.

A chuva deve afetar a região Sul “apenas na tarde do dia 1, passando gradualmente a regime de aguaceiros”, e irá diminuir de intensidade e frequência.

Para a Madeira, o IPMA prevê também precipitação entre sexta-feira e domingo, vento fraco a moderado (soprando por vezes forte nas terras altas) e temperaturas amenas, com máximas de 20 a 22 graus Celsius e mínimas de 17 a 18 graus.

Já nos Açores há uma descida de temperaturas, com as mínimas a rondar os 08/09 graus e as máximas a atingir 14/15 graus.

Na sexta-feira, os grupos Central e Oriental serão os mais atingidos pela chuva associada à passagem da superfície frontal fria e o vento vai soprar muito fresco a forte, com rajadas entre os 70 e 80 quilómetros por hora, tornando-se depois moderado a fresco.

No fim de semana, deverão ocorrer aguaceiros nas nove ilhas. O vento soprará inicialmente fresco a muito fresco (rajadas entre 60 e 70 quilómetros por hora) e passará no domingo a bonançoso a moderado.

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados