Esta é uma medida histórica tomada contra uma das maiores tecnológicas mundiais, e destina-se a quebrar o monopólio da empresa das pesquisas na internet
O Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) vai pedir a um juiz para forçar a Google a vender o Chrome, avança a Bloomberg esta segunda-feira.
Esta é uma medida histórica tomada contra uma das maiores tecnológicas mundiais, e destina-se a quebrar o monopólio da empresa das pesquisas na internet.
Segundo o canal americano, que cita fontes conhecedoras do processo, o DOJ vai também pedir ao juiz Amit Mehta, que em agosto determinou que a Google monopolizou de forma ilegal o mercado das pesquisas na internet, para requerer à empresa medidas relacionadas com a inteligência artificial e o sistema operativo Android.
A Bloomberg escreve que se o juiz aceitar as propostas do DOJ, estas têm potencial para “reconfigurar as pesquisas online e a inteligência artificial”.
Ao canal, Lee-Anne Mulholland, vice-presidente da Google para os assuntos regulamentares, afirmou que o Departamento de Justiça “continua a promover uma agenda radical que vai muito além dos problemas legais em causa”. O DOJ recusou comentar.
Dados do StatCounter citados pela Bloomberg referem que o Chrome detém 61% do mercado das pesquisas nos EUA, sendo um importante ponto de acesso ao motor de busca da Google.