Tenista Peng Shuai nega ter acusado responsável do Partido Comunista Chinês de assédio sexual

19 dez 2021, 18:47
Peng Shuai

Estrela do ténis fez uma publicação sobre o caso há mais de um mês. Agora diz que "várias pessoas fizeram uma má interpretação"

A tenista chinesa Peng Shuai afirma que nunca acusou ninguém de assédio sexual, acrescentando que a publicação que fez há mais de um mês na rede social Weibo foi mal interpretada.

Através de um vídeo publicado pelo Lianhe Zaobao, um meio de comunicação de Singapura, a desportista garante que tudo não passou de um mal entendido: "Primeiro, preciso de esclarecer um ponto extremamente importante, eu nunca disse ou escrevi que alguém me tenha assediado sexualmente. Tenho de esclarecer isto".

O nome de Peng Shuai ficou ainda mais famoso depois da referida publicação, em que a estrela chinesa teria acusado uma das maiores figuras do Partido Comunista Chinês por uma situação ocorrida há três anos, o ex-vice-primeiro-ministro Zhang Gaoli. Depois dessa publicação, a desportista esteve desaparecida durante quase três semanas, acabando por falar com o Comité Olímpico Internacional a 21 de novembro.

Esta é a primeira vez que Peng Shuai fala da situação em vídeo, em declarações proferidas à margem de um evento de esqui que vai decorrer em Xangai.

Sobre a publicação no Weibo, a tenista de 35 anos afirmou que "várias pessoas fizeram uma má interpretação". Sem referir o nome de Zhang Gaoli, garante que tem estado a viver em Xangai sem qualquer tipo de vigilância.

A situação tem gerado várias preocupações da comunidade internacional.

A Associação de Ténis Feminino teve uma das reações mais fortes, decidindo suspender todos os torneios na China por receios sobre o estado de Peng Shuai e a segurança de outras jogadoras.

Na primeira reação que teve ao caso, a 23 de novembro, a China pediu que se pare de “politizar” o caso da tenista, durante uma reação oficial excecional ao escândalo sexual que visa um antigo alto quadro do Partido Comunista Chinês.

Desportos

Mais Desportos

Patrocinados