Treze desaparecidos em derrocada em construção de ferrovia na China

Agência Lusa , AM
5 dez 2024, 06:59
Emergência

Até ao momento não foram encontradas vítimas, mas as buscas continuam

Pelo menos 13 trabalhadores foram dados como desaparecidos, depois de o solo ter abatido num estaleiro de uma obra ferroviária em Shenzhen, no sul da China, anunciaram hoje as autoridades locais.

O solo “cedeu subitamente” sob um troço da linha Shenzhen-Jiangmen na quarta-feira à noite, indicou, em comunicado, o Gabinete de Gestão de Emergências do Distrito de Bao'an.

Até ao momento não foram encontradas vítimas, mas as buscas continuam.

As autoridades também retiraram os residentes das zonas circundantes, acrescentou, na mesma nota. Foi iniciada uma investigação para determinar a causa da derrocada.

Fotografias e vídeos partilhados nas redes sociais mostram uma grande cavidade no solo, rodeada de materiais de construção derrubados.

As principais autoestradas perto do local foram fechadas esta manhã (hora local) para facilitar as operações de resgate, disseram as autoridades locais.

A construção do troço que liga Shenzhen a Jiangmen, na província de Guangdong, arrancou em 2022.

O desmoronamento do solo nos estaleiros de construção ocorre quando o terreno já não consegue suportar o peso das estruturas e acontece frequentemente em zonas densamente povoadas, em terrenos frágeis ou durante projetos de grande escala.

A instabilidade geológica, as técnicas de escavação inadequadas ou o incumprimento das normas de segurança são as principais causas.

Os acidentes industriais são frequentes na China, nomeadamente devido a regulamentação pouco clara e a protocolos de segurança muitas vezes pouco rigorosos.

Em agosto, um acidente numa mina na província de Sichuan matou oito pessoas.

Uma explosão de gás na província de Hebei, no norte do país, matou sete pessoas e feriu dezenas de outras em março.

Pelo menos 15 pessoas morreram num incêndio, em fevereiro, num edifício residencial na cidade de Nanjing, no leste do país.

Ásia

Mais Ásia

Mais Lidas

Patrocinados