Esta cidade chinesa ainda não conseguiu sair do verão

15 nov, 15:48
Guia de viagem à China (CNN)

O último registo de uma temporada de verão tão longa tinha sido em 1994

Guangzhou, um dos centros urbanos mais quentes e húmidos da China, estabeleceu um novo recorde de calor nesta semana, com uma temporada de verão que se estende há já 235 dias, superando a marca histórica de 234 dias no ano de 1994, de acordo com o serviço meteorológico local.

Estamos em meados de novembro e as temperaturas não só não baixam como este ano quebraram já um recorde de três décadas. As autoridades estimam que o verão se prolongue pelo menos até à próxima semana, desafiando a definição local de outono - estação inicia somente quando uma média de cinco dias fica abaixo dos 22 °C.

Geralmente, o outono começa por volta do dia 9 de novembro, e este ano o verão começou a 23 de março.

Na origem do longo verão estará o anticiclone siberiano, uma enorme junção de ar seco e frio ou muito frio que se acumula na parte nordeste da Eurásia durante o inverno do hemisfério norte, segundo o serviço meteorológico local. A temperatura média da cidade é atualmente de 24,9 °C, 1,2 °C acima das médias históricas.

Nos últimos anos, eventos climáticos extremos estão a tornar-se mais comuns na China, com secas, inundações e ondas de calor.

Relacionados

Clima

Mais Clima

Mais Lidas

Patrocinados