Chuvas torrenciais fazem seis mortos na China

Agência Lusa , FMC
15 jun 2022, 20:12
Cheias China (Lin Shanchuan/ AP)

Foram retiradas 200 mil pessoas na sequência do mau tempo em diferentes regiões

Chuvas torrenciais em diferentes regiões da China fizeram esta semana seis mortos e forçaram a retirada de 200 mil pessoas.

Cinco pessoas morreram no sudeste do país, de acordo com a imprensa estatal: o desabamento de uma casa fez três mortos na província de Fujian, na terça-feira, e duas pessoas morreram na segunda-feira, num deslizamento de terra causado pelas chuvas, na província vizinha de Jiangxi.

Uma pessoa morreu e três estão desaparecidas no norte, depois de um veículo ter caído à água, numa montanha inundada por fortes chuvas, na região da Mongólia Interior.

A China experimenta regularmente chuvas sazonais e inundações durante o verão, mais frequentemente nas áreas centro e sul.

Vídeos da televisão estatal CCTV mostraram grande parte das cidades inundadas em águas lamacentas.

A chuva terminou na quarta-feira em Jiangxi, mas mais precipitação está prevista para os próximos dias nas províncias de Fujian, Jiangxi e Guangdong e na região vizinha de Guangxi. O Centro Meteorológico Nacional disse que os moradores devem preparar-se para inundações e deslizamentos de terra, pois o solo já está saturado nessas áreas.

Mais de 110.000 pessoas foram realojadas na província de Jiangxi, juntamente com mais de 80.000 em Fujian, segundo a imprensa estatal.

Dezassete pessoas morreram na semana passada em desastres relacionados com a chuva em Guangxi e na província de Hunan, no centro da China.

Ásia

Mais Ásia

Patrocinados