Jornalista da BBC detido e agredido pela polícia chinesa por cobrir protestos

27 nov 2022, 22:36
Protestos em Xangai (AP Photo)

Ed Lawrence já foi libertado, mas a cadeia de televisão britânica fala em agressões como bofetadas ou pontapés

Um jornalista da BBC foi detido e agredido pela polícia chinesa durante a cobertura dos protestos que estão a ocorrer em todo o país, avança a agência Reuters, que cita um comunicado da cadeia de televisão britânica.

O profissional, detido durante a cobertura dos protestos em Xangai, já foi libertado, mas aquele órgão de comunicação social fala em agressões por parte das autoridades durante o momento da detenção.

"Esteve detido por várias horas antes de ser libertado. Durante a detenção ele foi esbofeteado e pontapeado pela polícia. Isto aconteceu enquanto ele estava a trabalhar como jornalista acreditado", refere um porta-voz da BBC, que diz não ter recebido uma explicação credível para a detenção do seu profissional.

Entretanto estão a ser partilhadas nas redes sociais imagens do momento da detenção do jornalista.

O jornalista em causa é Ed Lawrence, cujo tratamento por parte das autoridades chinesas está a ser visto com "extrema preocupação" por parte da BBC.

Milhares de chineses estão a sair às ruas de todo o país por causa da política de zero casos de covid-19, que continua a obrigar as pessoas infetadas a confinamentos compulsivos, muitas vezes sem as condições necessárias.

Um dos casos mais recentes foi a morte de dez pessoas que foram trancadas em casa pelas autoridades por causa da doença, sendo que a habitação acabou por arder com os dez habitantes no interior. Esse mesmo caso foi a gota de água para muitas pessoas, sendo que na rua já se ouvem palavras de ordem contra Xi Jinping e o Partido Comunista Chinês.

Ásia

Mais Ásia

Mais Lidas

Patrocinados