"Sei de fonte segura que tentaram envenenar o André Ventura." ALERTA FAKE! Perfis falsos espalham desinformação na conta oficial do Chega no X

16 mai, 07:59

Milhares de comentários nas redes sociais espalham desinformação, promovem o Chega e atacam o PS e o PSD. Veja alguns exemplos

É 14 de maio, cerca da 1 da manhã, André Ventura foi internado poucas horas antes, depois de se ter sentido mal enquanto discursava. Entra uma publicação na rede social X: "Sei de fonte segura que tentaram envenenar o André Ventura! Muito cuidado com estas eleições! Estão a tentar de tudo para acabar com o Chega!". A publicação é da conta Gaudropedino. É um perfil falso.

É um exemplo, entre muitos outros, de perfis falsos que foram detetados pela Cyabra para esta investigação CNN Portugal e TVI, que mostrou uma elevada intensidade de comentários de perfis falsos nas contas oficiais no X dos partidos Chega, PS e PSD, bem como dos seus líderes. A Cyabra é uma empresa israelita que usa ferramentas de inteligência artificial para detetar contas falsas – e que esteve envolvida na análise ao cancelamento das eleições na Roménia ou na recente campanha nas Filipinas.

Veja aqui as principais conclusões do relatório.

carregue aqui para ver a imagem em tamanho maior

As contas oficiais do Chega e de André Ventura "mostraram os níveis mais altos de manipulação coordenada no discurso político", aponta o relatório. Se 58% dos perfis que comentaram foram identificados como falsos, essas contas "amplificaram 494 comentários, a maioria elogiando o partido e Ventura".

Nomeadamente, as mensagens "promoviam o Chega como defensor da identidade portuguesa, reforçando temas de nacionalismo e preservação cultural na corrida para as eleições".

Ventura também foi alvo

O próprio André Ventura também foi alvo de uma campanha de desinformação separada, com perfis falsos usando a sua conta oficial no X para lançar ataques pessoais com o objetivo de prejudicar a sua imagem pública. "Este esforço foi significativamente menor em escala e coordenação em comparação com a campanha extensa e organizada que o promovia a ele e ao seu partido", aponta o relatório da Cyabra.

Neste caso, dos perfis analisados, "52% foram identificados como falsos, operando numa campanha estruturada para minar a sua credibilidade", avança ainda o relatório da Cyabra.

carregue aqui para ver a imagem em tamanho maior

Enfraquecer o PS

Na conta oficial do PS, 49% dos perfis que participaram na secção de comentários foram identificados como falsos pela Cyabra. Essas contas amplificaram coletivamente 410 comentários, "com foco em minar a confiança do público", quer quanto ao desempenho económico do PS, quer na liderança do partido por Pedro Nuno Santos.

Já a conta oficial de Pedro Nuno Santos no X apresentou 46% de perfis falsos entre os utilizadores que comentaram. Essas contas falsas amplificaram 432 comentários, "muitos dos quais pareciam ter sido criados de propósito para desacreditar Pedro Nuno pessoalmente, retratando-o como incompetente ou desligado da realidade". "Ao mesmo tempo, visavam enfraquecer a confiança do público na política energética e na liderança do Partido Socialista", avançam os especialistas da Cyabra.

carregue aqui para ver a imagem em tamanho maior

Minar Montenegro

Também as contas do PSD e de Luís Montenegro tiveram interferências, mas com um volume comparativamente menor: apenas 142 comentários gerados.

Mesmo sendo menos, “as mensagens faziam claramente parte de uma campanha mais ampla de desinformação destinada a desacreditar o PSD e as suas alianças políticas”.

“Esses perfis falsos divulgavam narrativas acusando o partido de corrupção, incompetência e falta de credibilidade política”, conclui o relatório.

Na conta oficial de Luís Montenegro no X, 50% dos perfis que comentaram eram falsos, gerando 491 comentários.

“Esses perfis mostravam sinais claros de coordenação, interagindo frequentemente entre si para aumentar a visibilidade. A campanha usou linguagem agressiva para prejudicar a imagem de Montenegro, muitas vezes rotulando-o de traidor e, em alguns casos, acusando-o de não proteger os cidadãos ou de permitir resultados prejudiciais devido ao seu mau julgamento. A narrativa apresentava-o como ineficaz e parte de uma elite política corrupta”, identifica o estudo.

carregue aqui para ver a imagem em tamanho maior

A análise apurou ainda uma sobreposição no comportamento de perfis falsos: muitas contas falsas que publicaram conteúdo negativo nas contas oficiais do PS e do PSD também promoveram o Chega: a Cyabra identificou 90 perfis falsos que comentaram nas contas do PS e PSD e de Pedro Nuno ou Montenegro e também estavam ativos na conta oficial do Chega no X.

"A atividade entre campanhas mostra como os perfis falsos estão a ser usados não só para criar ruturas mas também para mudar a narrativa política, favorecendo o Chega e enfraquecendo os seus rivais antes das eleições", analisa o relatório.

carregue aqui para ver a imagem em tamanho maior

"Força André!"

Regressando às contas do Chega e de André Ventura, nota-se a publicação de frases como "Força André Ventura!" e "Estamos com vocês!", o que, segundo os especialistas da Cyabra, "ajuda a criar a ilusão de que o partido tinha um apoio enorme".

"Muitos dos perfis falavam de assuntos nacionalistas, mostrando o Chega como o defensor da identidade portuguesa. Além dos elogios, as contas tentavam desacreditar quem criticava o Chega, atacando o Partido Socialista e os meios de comunicação que pareciam contra o partido. Os perfis falsos também tentavam espalhar notícias falsas e enganosas, como a que dizia que o Chega tinha ganho as eleições autárquicas em Lisboa."

Noutra análise, a 1.572 perfis no X, a Cyabra apurou 25% de contas falsas cuja atividade se tornou mais intensa nas últimas semanas.

"Em vários dias, o volume de conteúdo produzido por contas falsas ultrapassou o dos utilizadores reais, sugerindo um esforço calculado para dominar o discurso", avança o relatório.

"Uma tática notória foi a infiltração em discussões autênticas. Em vez de operar isoladamente, os perfis falsos envolveram-se estrategicamente com utilizadores reais, permitindo-lhes misturar-se em conversas orgânicas, aumentar a sua visibilidade e moldar narrativas de forma mais eficaz."

Os perfis falsos retrataram Ventura frequentemente "como um líder espiritual ou destinado, amplificando slogans nacionalistas como 'Portugal para os portugueses' para reforçar a sua associação com a identidade portuguesa."

Após o recente incidente de saúde de Ventura, as contas falsas inundaram a plataforma com mensagens desejando-lhe força e, ao mesmo tempo, atacaram utilizadores que expressaram satisfação com o seu estado e, em alguns casos, até espalharam alegações não verificadas de que ele tinha sido envenenado, alimentando ainda mais uma narrativa de perseguição.

 

NE: conteúdo alterado dia 20 de maio às 13:06 com alteração de uma imagem. O estudo sobre desinformação na campanha eleitoral, elaborado pela empresa Cyabra para a TVI e CNN Portugal, analisou a atividade de 2.274 perfis na rede social X, depois de concluir pela existência de uma percentagem considerável de perfis falsos. Entre esses perfis, foi identificado numa imagem como sendo falso o perfil @riseup251175, o que não corresponde à verdade: trata-se de um perfil de uma pessoa identificável. Aos leitores e ao próprio, as nossas desculpas.

 

 

 

Decisão 25

Mais Decisão 25
IOL Footer MIN