Chega volta a falhar eleição do 'vice' da Assembleia da República pela quarta vez - mas não desiste e vai apresentar candidato

CNN Portugal , BCE com Lusa
16 mar 2023, 18:38
Fotos de arquivo Getty Images

Os quatro maiores grupos parlamentares podem propor vice-presidentes, mas só são eleitos se obtiverem maioria absoluta dos votos dos deputados em efetividade de funções

O Chega voltou a falhar a eleição do vice-presidente da Assembleia da República. É a quarta vez que o partido não consegue eleger um nome para ocupar este cargo no parlamento.

O deputado Jorge Galveias falhou a eleição com 112 votos contra, 58 a favor e 28 nulos.

No final de março, o Chega começou por apresentar a votos para a vice-presidência da Assembleia da República Diogo Pacheco de Amorim, que falhou a eleição com 35 votos a favor, 183 brancos e seis nulos.

Na segunda votação, Gabriel Mithá Ribeiro obteve 37 votos a favor, 177 brancos e 11 nulos, aquém dos 116 deputados necessários para conseguir a maioria absoluta e ser eleito vice-presidente.

Em junho do ano passado, o líder parlamentar do PSD, o deputado Rui Paulo Sousa obteve 64 votos favoráveis, 12 nulos e 137 brancos, quando precisava de 116 votos a favor para ser eleito. 

Se todos os deputados do Chega (12), IL (oito) e PSD (77) tivessem votado a favor de Rui Paulo Sousa este teria recolhido 97 votos favoráveis.

De acordo com o Regimento da Assembleia da República, os quatro maiores grupos parlamentares (PS, PSD, Chega e IL na atual legislatura) podem propor vice-presidentes, mas só são eleitos se obtiverem maioria absoluta dos votos dos deputados em efetividade de funções.

Chega insiste na eleição para vice-presidente da AR e vai apresentar candidato

André Ventura lamentou a rejeição do deputado Jorge Galveias para vice-presidente da Assembleia da República e anunciou que o partido vai insistir e propor mais um candidato e uma nova eleição no final do mês.

Em declarações aos jornalistas depois de o parlamento ter rejeitado o quarto nome proposto pelo Chega para vice-presidente da Mesa, André Ventura considerou que "fica cada vez mais evidente que não se trata de uma questão do perfil, do nome, da personalidade ou percurso" do candidato, "é questão de cerco político e partidário".

O líder do Chega anunciou também que vai propor ao presidente da Assembleia da República que no dia 31 de março se faça nova eleição, mas não indicou aos jornalistas o nome do novo candidato, remetendo para depois de se reunir com a bancada parlamentar.

Relacionados

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados