Saiba como tirar partido do ChatGPT passo a passo

CNN Portugal , JGR
21 jul, 18:00
ChatGPT, inteligência artificial. Foto: Adobe Stock

Não é preciso muito para poder passar a utilizar o Chatgpt e tirar proveito desta ferramenta de Inteligência Artificial, onde com as perguntas certas pode aprender novas línguas, ter ideias de receitas, planear uma festa ou fazer planos de treino

A inteligência artificial está cada vez mais presente no nosso dia a dia e os chatbots tornaram-se ferramentas úteis para resolver algumas tarefas aborrecidas. Em Portugal, nenhum outro chatbot é tão utilizado como o ChatGPT, apesar de ainda se limitar a ser usado uma percentagem não muito elevada da população. De acordo com um estudo da DECO, só 57% dos portugueses já experimentou este sistema de inteligência artificial. Mas usar este sistema é muito simples e, com as perguntas certas, pode aprender novas línguas, ter ideias de receitas, planear uma festa, fazer planos de treino ou até mesmo arranjar ajuda para escrever códigos informáticos.

Para começar basta ter um e-mail. Deve entrar no site do ChatGPT e carregar na opção de criar uma nova conta, onde deve fornecer o seu email e escolher uma palavra-chave, que deve utilizar sempre que utilizar a aplicação. Este processo é gratuito e assim que tiver a sua conta pronta pode começar a explorar o poder da inteligência artificial.

De seguida, será conduzido para uma caixa de diálogo, que lhe permite escrever e interagir com o ChatGPT. Este sistema desenvolvido pela OpenAI não se limita a interagir consigo de forma automática e pré-programada. O ChatGPT utilizar a inteligência artificial para entender o texto em linguagem natural, interpretando e respondendo à sua mensagem. Apesar de ser criado por uma empresa norte-americana, o chatbot da OpenAI fala várias línguas, inclusive o português e pode auxiliá-lo na revisão e no apoio à escrita, ou até mesmo na tradução.

É preciso ter atenção a certos detalhes

O sistema está construído para que o utilizador interaja com o ChatGPT como se estivesse a falar com uma pessoa. Quanto mais completas forem as suas frases e quanto mais específicas forem as suas questões, mais precisas vão ser as respostas que a inteligência artificial lhe vai dar.

Mas há cuidados que deve ter. O ChatGPT armazena toda a informação das suas interações e utiliza-a para continuar a treinar o seu algoritmo para que, no futuro, as suas interações sejam ainda mais precisas. Por isso, deve ter cuidado no que toca à partilha de informações sensíveis como os seus dados pessoais ou informações bancárias. Detalhes acerca dos seus dados profissionais e da sua empresa também não devem ser partilhados com este sistema.

Existem outras funções “escondidas” no ChatGPT que pode explorar. Do lado esquerdo da caixa de texto que utiliza para interagir com o sistema, tem um botão que lhe permite carregar um ficheiro para a conversa. O ChatGPT é capaz de analisar o conteúdo de imagens, podendo até extrair texto de fotografias, ficheiros de texto como PDFs, analisar dados de ficheiros de Excel ou rever e identificar erros no código fonte. Mas tenha cuidado com os dados sensíveis. Todos os ficheiros partilhados serão utilizados pela OpenAI para o treino do ChatGPT.

Pode também explorar as várias versões personalizadas do ChatGPT feitas propositadamente para desempenhar tarefas e responder a necessidades específicas. Estas versões, ao serem mais específicas, conseguem dar respostas mais precisas e relevantes para o utilizador. E há opções para quase todos os gostos. Desde professores de escrita, geradores de textos “o mais humanos possíveis”, aplicações para a geração de imagens e criação de apresentações ou publicações de redes sociais. Para isso, basta encontrar o botão “Explorar GPTs” no canto superior esquerdo do ecrã.

Tecnologia

Mais Tecnologia

Mais Lidas

Patrocinados