Champions: Tottenham-Sporting, 1-1 (crónica)

26 out 2022, 22:18

Projeto de Amorim sai vivo de Inglaterra

Se já tem sido muito cobiçado em Inglaterra, Ruben Amorim fez questão de se mostrar aos ingleses com uma excelente versão do seu projeto Sporting. Desta vez, os leões não venceram o Tottenham, mas arrancaram um justo empate (1-1) e, com uma jornada por disputar, só dependem de si para carimbar bilhete para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

FILME, FICHA E VÍDEOS DO JOGO

O Sporting apresentou-se na primeira parte em Londres com uma exibição personalizada e muito organizado defensivamente, quase sem abrir espaços às setas ofensivas dos spurs. Além disso, voltou a ser competitivo, tal como tem sido sempre que joga em igualdade numérica nesta fase de grupos.

No que concerne ao ataque à baliza de Hugo Lloris, Paulinho teve um papel importante, tal como no último triunfo, com o Casa Pia. O avançado recuou várias vezes no terreno para dar apoio e tabelar com os colegas e foi determinante no golo leonino.

Já Marcus Edwards, estava com índices de motivação claramente elevados e repetiu os pormenores de encher o olho com que havia presenteado a equipa inglesa no jogo de Alvalade.

Edwards tinha ameaçado nas arrancadas e progressão com bola e voltou a recorrer a essa arma, aos 22 minutos. Combinou com Paulinho e, numa altura em que muitos lhe estariam a pedir para ter calma, levantar a cabeça e tocar para um colega, o inglês nem pensou muito e armou o remate rasteiro e colocado para bater Lloris. O guarda-redes francês, de resto, deverá ter-se lembrado de Éder nesse momento, tais foram as parecenças com aquele célebre golo na final do Euro 2016.

A lição verde e branca estava bem estudada e os leões foram capazes de anular o poderio do Tottenham, que não se livrou dos protestos dos próprios adeptos, irritados com a passividade e falta de criatividade da equipa.

Para o segundo tempo, o plano que Amorim e Conte deram no balneário foi outro: o Sporting tentou conter a pressão arrebatadora dos ingleses e espreitar o segundo golo, enquanto o Tottenham forçou como pôde o empate.

Foi então que Amorim voltou a entregar o cartão de visita. O treinador dos leões mostrou que não tem apenas fama de apostar nos jovens e lançou dois leõezinhos a jogo: Nazinho e Mateus Fernandes, este último para a estreia.

Foi nos pés do lateral-esquerdo que estiveram as melhores oportunidades, separadas por apenas um minuto (77m e 78m). Primeiro, servido por Arthur, permitiu a defesa a Lloris e, depois, com a baliza escancarada, assumiu o peso da responsabilidade e atirou ao lado.

Na outra baliza, brilhava Adán. O espanhol mostrava que a exibição desastrosa em Marselha já estava ultrapassada e ia mantendo a esperança no triunfo. Ainda assim, «no melhor pano cai a nódoa».

O Sporting estava avisado que este Tottenham é uma equipa perigosíssima nas bolas paradas e foi assim que chegou ao golo. Aos 80 minutos, pontapé de canto, Rodrigo Bentancur aparece na área, sobrepõe-se a Adán e encosta para o empate. O espanhol ainda reclamou falta, mas o lance foi mesmo legal.

Na linha de fundo, Amorim nem queria acreditar no que estava a ver, sobretudo quando Eric Dier falhou em cumprir a «lei do ex» e desperdiçou duas oportunidades clamorosas para garantir o triunfo aos spurs.

Ao cair do pano, apareceu Harry Kane. O capitão do Tottenham marcou, para desespero do treinador e adeptos leoninos. Contudo, após um largo período de revisão no VAR, o lance foi invalidado por fora de jogo.

Suspirou de alívio Amorim, que trouxe de Londres um ponto suado, mas merecido. As esperanças do apuramento ainda estão intactas. O Tottenham lidera o grupo D com oito pontos, Sporting e Frankfurt têm sete e o Marselha soma seis. Na última jornada, os leões recebem os alemães e basta um empate. Vem aí uma final.

[IMAGENS VÍDEO ELEVEN SPORTS]

Relacionados

Champions

Mais Champions

Patrocinados