«Liverpool? Para o Benfica passar, vai precisar de um bocado de sorte»

13 abr 2022, 09:28
Manuel Fernandes: o único dos jogadores utilizados nessa eliminatória que permanece, 16 anos depois, no ativo. Joga no Apollon Smyrnis, da Grécia

Manuel Fernandes diz que os encarnados estão mais fortes individualmente do que em 2005/06, mas que «o Liverpool também é mais forte». «Se o Benfica conseguir um golo cedo, abre várias possibilidades»

O futebolista português Manuel Fernandes, ainda em atividade e que esteve presente na eliminatória em que o Benfica eliminou o Liverpool na Liga dos Campeões, nos oitavos de final época 2005/2006, crê que as águias vão precisar de «um bocado de sorte» para seguirem na competição.

«Penso que o Benfica é mais forte a nível individual do que em 2005/06. Mas em contrapartida, o Liverpool também é mais forte. Para o Benfica passar esta eliminatória, vai precisar de um bocado de sorte. Não só por este Liverpool ter um plantel tão rico e jogadores com tanta qualidade. Só o facto de se darem ao luxo de ter tido o Firmino a suplente nos últimos jogos, revela o tipo de equipa de que estamos a falar. Para ganhar este jogo, se o Benfica conseguir fazer um golo cedo, abre várias possibilidades. Mas mesmo assim, vai continuar a ser um jogo muito difícil», afirmou o médio de 36 anos, atualmente ao serviço dos gregos do Apollon Smyrnis, à Eleven.

«Tendo em conta o 3-1, com dois golos de vantagem, é esperar que o Liverpool não faça golo. Mas não se perdem jogos antes de começar. Por isso, não vejo porque é que não se possa acreditar que, com um pouco de sorte - vamos dizer um pequeno milagre - as coisas não possam acontecer», apontou, ainda, recordando o momento-chave para o êxito em 2005/06, em Anfield.

«Um ponto determinante desse jogo foi o golo do Simão, mesmo antes de acabar a primeira parte. Deu-nos um boost e tornou a missão do Liverpool muito mais difícil. Ainda por cima, naquela altura valiam os golos fora. E também acreditar que era possível ganhar num campo difícil. Eles eram campeões da Europa», apontou Manuel Fernandes.

«Vai ser muito complicado. É como se eles estivessem a jogar com mais um. Obviamente, há sempre a possibilidade de ganhar. Eles são favoritos. Não só pela vantagem de 3-1 e por jogarem em casa, mas o ambiente vai contra o Benfica. Não é o típico ambiente onde as coisas possam começar a correr menos bem para o Liverpool, os adeptos não vão deixar de apoiar», disse, ainda.

O Benfica ultrapassou o Liverpool nos oitavos de final da Champions em 2005/06 com uma vitória por 1-0 na Luz (golo de Luisão) e triunfo por 2-0 em Anfield, com golos de Simão e Miccoli.

O Liverpool-Benfica joga-se a partir das 20 horas de quarta-feira, em Anfield. Siga o jogo, ao minuto, no Maisfutebol.

Relacionados

Champions

Mais Champions

Patrocinados