Champions: as contas do Benfica para passar aos «oitavos»

24 out, 19:01
João Mário a festejar o golo

Águias estão a dois pontos do objetivo, mas com a possibilidade de fazer a festa por menos. Ainda as contas para o primeiro lugar e os critérios de desempate caso Benfica e PSG terminem igualados no topo

O Benfica pode assegurar já nesta terça-feira o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

Se vencerem a Juventus, as águias garantem já a passagem e deixam a equipa italiana matematicamente arredada da competição.

Mas há outra possibilidade, esta dependente de uma «ajuda» do Paris Saint-Germain no outro jogo do grupo. Se o Benfica empatar, basta que os franceses pontuem na receção ao Maccabi Haifa, um cenário altamente provável face ao desequilíbrio de forças.

E se o Benfica perder com a Juventus?

Caso isso aconteça, as águias continuarão a depender de si próprias para chegar à próxima fase, uma vez que chegarão ao último jogo do grupo com uma vantagem de dois pontos sobre a Juventus. A vitória sobre o Maccabi desfaz todas as dúvidas e um empate chega se a Juventus não vencer em casa o PSG, mas também pode chegar noutro cenário mais inverosímil mas possível: se a vitória da Juventus sobre o Benfica for apenas por um golo de diferença e, depois, o critério de desempate seguinte (saldo de golos) - possível se os italianos vencerem o PSG - for favorável às águias. Nesta altura, os encarnados estão com 6-3 e a Juve 5-7.

Certo é que quando a bola começar a rolar nos jogos da Luz e o Parque dos Príncipes nesta terça-feira, as quatro equipas do Grupo H ainda terão possibilidades matemáticas de chegar aos oitavos de final. Uma hora e meia depois, o cenário poderá ser diferente, com os bilhetes para a próxima fase já entregues a Benfica e PSG e apenas o lugar na Liga Europa por discutir entre Juventus e Maccabi Haifa.

Benfica e PSG empataram os dois jogos. E se terminarem a fase de grupos com os mesmos pontos?

A regra dos golos fora foi abolida pela UEFA em 2021, mas esse cenário nem se colocaria aqui, uma vez que os dois jogos acabaram com o mesmo resultado (1-1). E é simples! Aí, o desempate será feito através do saldo de golos das equipas que, nesta altura, é de +3 Benfica e PSG. No entanto, são os franceses que lideram o grupo, já que a alínea seguinte do critério de desempate (mais golos marcados) é-lhes favorável.

E se estes critérios forem insuficientes?

Não é muito provável mas, por poder acontecer, há outros: maior número de golos marcados fora de casa; depois, maior número de vitórias na fase de grupos; a seguir, maior número de triunfos fora de casa; e, a fechar, por esta ordem, o critério disciplinar menos pesado (amarelos e vermelhos) e o ranking UEFA dos clubes, que beneficiará a equipa mais cotada.

Champions

Mais Champions

Patrocinados