Subscrição de Certificados de Aforro está suspensa

2 jun 2023, 20:54
Subscrição de certificados de aforro suspensa. IGCP

Decisão foi tomada numa altura em que este produto financeiro estava a ter elevada adesão

Está suspensa a subscrição de Certificados de Aforro. A decisão foi comunicada nesta sexta-feira pelo IGCP através de nota na sua página oficial.

“A subscrição de Certificados de Aforro (CA) da série E foi suspensa”, assim refere a publicação.

Quem tentar agora entrar na plataforma para iniciar um processo já não o consegues fazer.

Informação publicada no site do IGCP a comunicar suspensão da subscrição da série E dos Certificados de Aforro

A escalada da taxa de juro dos Certificados de Aforro tem sido acompanhada por uma crescente procura por estes títulos por parte dos pequenos investidores. Segundo os últimos dados do Banco de Portugal, entre janeiro e abril, as subscrições líquidas de Certificados de Aforro acumularam quase 11 mil milhões de euros.

Considerando que o stock atual de Certificados de Aforro é de 30,3 mil milhões de euros, significa que mais de um terço deste montante foi subscrito em apenas quatro meses.

A corrida aos Certificados de Aforro tem sido tão grande que o Governo se viu obrigado a rever os limites de endividamento inscritos no Orçamento do Estado. Em despacho, o ministro das Finanças deu autorização ao IGCP para emitir até 16,6 mil milhões de euros em Certificados de Aforro este ano, cerca de 9,6 mil milhões de euros a mais face ao montante inicialmente previsto.

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados