Mais de 220 centros de saúde abertos no fim de semana de Natal

23 dez 2022, 10:28
Centro de Saúde de Borba

Uma informação que já tinha sido divulgada quinta-feira, em comunicado, mas que o Ministério da Saúde decidiu reforçar

Os centros de saúde têm estado, muitos deles, a cumprir um horário alargado para aliviar as urgências hospitalares e os fins de semana desta época festiva não vão ser exceção. No dia 24 de dezembro vão estar 221 unidades abertas e no dia 25 um pouco menos: 180. Uma informação que já tinha sido divulgada quinta-feira, em comunicado, mas que o Ministério da Saúde decidiu reforçar.

Os horários podem ser consultados no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Recorde-se que os centros de saúde só dão resposta a situações de doença aguda não emergente. Por isso, em caso de dúvida e para ter um melhor aconselhamento, triagem e encaminhamento deve ligar para o SNS 24 (808 24 24 24).

Nesta mesma nota, o Ministério da Saúde informa que no último fim de semana, 17 e 18 de dezembro, os centros de saúde registaram 16.362 consultas de utentes e no anterior, 10 e 11, tinham sido 16.971. Já no primeiro fim de semana do mês, 3 e 4 de dezembro, foram atendidos 16.536 utentes.

A "Via Verde ACeS" nos serviços de urgência, que permite a referenciação mais ágil dos serviços de urgência para as unidades de cuidados primários, "está já a funcionar em 27 Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS), de um total de 55, em articulação com unidades hospitalares. Esta resposta permite que os utentes triados como não urgentes – ou seja, pulseira branca, azul ou verde – sejam encaminhados dos hospitais para os centros de saúde, com data e hora previamente definidas, sendo atendidos, no máximo, em 24 horas". 

 

Relacionados

Saúde

Mais Saúde

Patrocinados