Estes neurónios de laboratório fizeram um jogo de Pong

CNN , Amy Woodyatt
22 out 2022, 23:00
Células cerebrais numa placa de Petri sob um microscópio. Créditos: Brett J. Kagan

O videojogo Pong tem um conceito tão simples, que qualquer um pode jogar. Até mesmo uma caixa de petri com células cerebrais, de acordo com os cientistas.

Os investigadores ligaram os neurónios – as células responsáveis por receber informações sensoriais do mundo exterior e por enviarem comandos motores aos músculos – de humanos e ratos a um computador, e os neurónios recebiam a informação de que a raquete tocava na bola.

Usando sondas elétricas, os cientistas monitorizaram a atividade e as respostas dos neurónios e assinalaram os resultados como "picos" numa grelha, e os picos ficavam mais intensos quando um neurónio movia a raquete para bater na bola.

Imagem do microscópio eletrónico de uma cultura neural que tem vindo a crescer há mais de seis meses. Créditos: Brett J. Kagan

Os cientistas utilizaram software para analisar casos em que os neurónios falharam. Num artigo publicado na revista Neuron, os investigadores afirmam ter sido capazes de demonstrar que "os neurónios podem adaptar a atividade a um ambiente em mudança, de forma orientada para os objetivos, em tempo real".

"De vermes a moscas a humanos, os neurónios são o ponto de partida para a inteligência generalizada", disse o primeiro autor Brett Kagan, diretor científico do Cortical Labs em Melbourne, Austrália, em comunicado. "Então, a questão era se podemos interagir com os neurónios de uma forma de aproveitar essa inteligência inerente?"

Kagan explicou que a equipa escolheu o Pong devido à sua simplicidade e familiaridade, acrescentando que foi um dos primeiros jogos utilizados na aprendizagem automática. A sua equipa está agora a testar outros jogos.

A curto prazo, disse à CNN, a tecnologia poderia ser utilizada para "melhorar a descoberta de fármacos, modelação de doenças e compreensão de como a inteligência surge – que, por sua vez, poderia ser utilizada para desenvolver novos algoritmos para a aprendizagem automática".

"Aborda os aspetos fundamentais não só do que significa ser humano, mas do que significa estar vivo e ser inteligente em tudo, processar a informação e ser consciente num mundo dinâmico e em constante mudança", acrescentou Kagan.

A longo prazo, acredita que pode "formar a espinha dorsal de um novo tipo de processador de informação", para ser utilizado em áreas como a robótica, onde o processamento de informação é crítico.

Dois dos autores do artigo, bem como Hon Weng Chong, o fundador da Cortical Labs e investigador principal, têm várias patentes pendentes dos neurónios que jogam Pong, indicou Kagan, acrescentando que a empresa espera construir dispositivos utilizando sistemas biológicos sintéticos.

Esta não é a primeira vez que os investigadores utilizaram o Pong para estudar as capacidades cerebrais.

No ano passado, a Neuralink, a empresa de implantes detida pela SpaceX e pelo CEO da Tesla, Elon Musk, divulgou um vídeo no qual um macaco parece jogar Pong utilizando apenas a sua mente.

O macaco masculino de 9 anos, chamado Pager, tinha um dispositivo da Neuralink implantado em ambos os lados do cérebro, segundo um vídeo do YouTube  publicado pela empresa.