Escalou e arrombou uma dezena de casas para furtar artigos de ourivesaria no valor de mais de 94 mil euros

Agência Lusa , AM
31 jan 2023, 12:03
Preso

Suspeito ficou em prisão preventiva

Um homem suspeito da autoria de 16 assaltos a residências nos concelhos de Cascais e Oeiras, no distrito de Lisboa, foi detido na quinta-feira, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva, informou esta terça-feira a polícia.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública anuncia ter detido, através da Divisão Policial de Cascais, um homem de 45 anos, por suspeita de "um crime de roubo em residência, 14 crimes de furto qualificado na forma consumada e um crime de furto qualificado na forma tentada".

Na sequência da detenção, que ocorreu freguesia de Porto Salvo, concelho de Oeiras, pelas 07:00 de quinta-feira passada, a PSP procedeu a buscas na residência do homem, que resultaram na apreensão de "diversos artigos de ourivesaria suspeitos de terem sido furtados".

Segundo a PSP, o detido é suspeito de ser o autor, desde agosto, de "diversos furtos em residências em Cascais, Parede, São Domingos de Rana e Porto Salvo, quase sempre através do método de escalamento e arrombamento".

O suspeito - que se encontra "em liberdade condicional, tendo saído da prisão no final do mês de junho de 2022, após ter cumprido 12 anos de prisão efetiva pela prática de crimes da mesma natureza" - tem procurado "apenas artigos de ourivesaria", num total avaliado em 94.234 euros, que, segundo a polícia, são posteriormente transacionados em estabelecimentos de compra e venda de ouro, na zona de Lisboa.

A PSP diz ter recuperado "grande parte desses artigos, os quais foram entregues aos seus legítimos proprietários" e acredita ter, com esta detenção, "posto fim a uma onda de assaltos a residências nos concelhos de Cascais e Oeiras".

O detido foi presente no Tribunal de Lisboa Oeste–Cascais, onde foi interrogado, tendo-lhe sido aplicada prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa.

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Mais Lidas

Patrocinados