Quando é o casamento Ambani? E porque é que o casal está a celebrá-lo há sete meses?
Para o bem ou para o mal, eventos de casamento de vários dias tornaram-se comuns em culturas de todo o mundo. Entre coquetéis de sexta à noite e brunches de domingo, o que antes poderia ter sido um evento de meio dia agora pode facilmente durar três ou quatro dias.
Mas um casamento que dura sete meses é uma exceção – mesmo no extravagante mundo dos grandes casamentos indianos.
Na sexta-feira, Anant Ambani – o filho mais novo de Mukesh Ambani, líder da maior empresa do setor privado da Índia, com um património líquido calculado em mais de 122 mil milhões de dólares (112 mil milhões de euros), segundo a revista Forbes – e a herdeira farmacêutica Radhika Merchant vão finalmente casar-se. O casal tem estado a celebrar a boda desde janeiro, com uma média de um evento a cada seis semanas.
Desde uma festa de noivado repleta de estrelas e espetáculos de artistas como Rihanna e Justin Bieber, nenhuma despesa foi poupada. Se perdeu a noção de onde andam os Ambanis nas suas celebrações nupciais e que festas luxuosas já tiveram lugar, continue a ler para ver a cronologia completa do que se espera que seja o casamento do ano.
Dezembro: o noivado
A 29 de dezembro, Anant Ambani manteve as coisas discretas ao pedir Radhika Merchant em casamento num templo no norte do estado do Rajastão, rodeados das famílias e dos amigos mais próximos.
Janeiro: a festa de noivado
Merchant participou numa tradicional cerimónia “mehndi” a 18 de janeiro, quando as suas mãos e pés foram decorados com henna. No dia seguinte, o casal organizou a sua festa de noivado “Gol Dhana”, que contou com a presença de grandes nomes de Bollywood. Os atores Aishwarya Rai Bachchan, Deepika Padukone e Ranveer Singh estiveram entre os rostos famosos presentes na celebração.
Março: festa de pré-casamento
Não se deixe enganar pelo nome, este ajuntamento precedeu o verdadeiro casamento dos Ambani em mais de quatro meses. Organizado na cidade de Jamnagar, no estado de Gujarat, o evento (que teve uma lista de 1.200 convidados) envolveu danças coreografadas ao estilo Bollywood, fogo-de-artifício e um banquete de 500 pratos cozinhados por cerca de 100 chefs. À noite houve até uma performance de Rihanna, apenas a sua segunda em seis anos.
O evento foi um verdadeiro quem-é-quem dos ricos e poderosos. Os multimilionários de tecnologia Mark Zuckerberg e Bill Gates estiveram lá, cada um vestido com tradicionais casacos de Caxemira decorados – enquanto Ivanka Trump e o seu marido, Jared Kushner, levaram a filha. Antes da festa, a família Ambani também organizou um jantar comunitário para mais de 50 mil residentes dos arredores de Jamnagar.
Maio: a festa de cruzeiro na Europa
Os Ambanis partiram numa viagem de cruzeiro de quatro dias pela Europa a bordo de um navio de luxo fretado, que começou na cidade siciliana de Palermo e acabou em Roma. Apesar da estrita política ‘zero telefones’, vídeos partilhados nas redes sociais mostraram os concertos que tiveram lugar a bordo do navio-cruzeiro, desde os Backstreet Boys a Pitbull e David Guetta.
Também houve algumas paragens pelo caminho: um baile de máscaras na mansão Chateau de la Croix des Gardes em Cannes, com um concerto de Katy Perry, e depois um evento noturno em Portofino, na Riviera italiana, em que a praça principal da cidade foi vedada ao público, antes de o tenor italiano Andrea Bocelli atuar para os convidados.
2 a 5 de julho: casamento em massa e noite musical
A 2 de julho, o casal organizou o casamento em massa, também conhecido como ‘Samuh Vivah’, na cidade de Palghar, a cerca de 112 quilómetros de Bombaim. Mais de 50 casais desfavorecidos foram convidados a receber presentes, desde ornamentos em ouro a um ano de comida.
Alguns dias depois, no Centro Cultural Nita Mukesh Ambani (um centro de artes fundado pela mãe de Anant, Nita), os Ambanis organizaram uma noite tradicional de música e dança, conhecida como ‘sangeet’, que envolveu uma atuação ao vivo de Justin Bieber.
8 de julho: o Haldi
Na segunda-feira, o casal participou numa cerimónia ‘haldi’, um ritual pré-casamento que tradicionalmente envolve amigos e família a abençoar o casal aplicando uma pasta de açafrão nas suas cabeças, rostos e corpos. A dupla parece ter tentado manter o evento privado, ainda que fotografias partilhadas mais tarde mostrem o noivo e a noiva vestidos a condizer com trajes dourados e amarelos – Merchant usou um fato feito à medida cheio de jóias, criação da celebrada designer indiana Anamika Khanna, e o noivo uma kurta e um casaco de design Sandeep Khosla.
Sexta-feira, 12 de julho: cerimónia principal
O casamento propriamente dito começa esta sexta-feira no Centro de Convenções Jio World, com capacidade para 16 mil pessoas, com direito a passadeira vermelha para mostrar os convidados de topo e as suas vestimentas clássicas indianas – cumprindo o dress code. A internet está mergulhada em rumores de quem irá dar concertos na boda, desde Adele a Drake, passando por Lana del Rey, mas uma coisa é certa: não vão olhar a despesas.
Sábado, 13 de julho: cerimónia de bênçãos divinas
No dia a seguir às núpcias, ocorrerá uma das últimas etapas da programação do casamento hindu: o ‘Shubh Ashirwad’, ou cerimónia das bênçãos divinas. Aí, o casal recebe as ‘Ashirwad’, ou bênçãos, dos mais velhos da sua comunidade e geralmente entregam-lhes pétalas de rosa ou arroz enquanto voltam a caminhar rumo ao altar.
Domingo, 14 de julho: o copo-de-água
As gigantescas festividades terminam no domingo com uma última celebração do casal: o “Mangal Utsav”, ou copo-de-água. Foi dito aos convidados que devem vestir-se ao estilo “chique indiano”. Os eventos de sábado e domingo deverão ter lugar na residência de 27 andares da família Ambani, a Antilia.
*Gladys Tsai, Esha Mitra, Rhea Mogul e Oscar Holland da CNN contribuíram para este artigo