Estados Unidos avançam com sanções aos territórios separatistas ucranianos reconhecidos por Putin

Rafaela Laja , em atualização
21 fev 2022, 20:46
Casa Branca

Casa Branca adianta que já tinha antecipado um movimento como este por parte da Rússia e que os Estados Unidos estão "prontos para responder imediatamente"

Os Estados Unidos reagiram esta segunda-feira à decisão de Moscovo de reconhecer as regiões separatistas de Donetsk e Lugansk como estados independentes, com um pacote de sanções.

Segundo anunciou a Casa Branca, em comunicado, o presidente Joe Biden irá brevemente emitir uma ordem executiva para a proibição de novos investimentos, comércio e financiamento por cidadão dos Estados Unidos para, de, ou nas regiões de Donetsk e Lugansk.

Esta ordem executiva, de acordo com o governo norte-americano, "também dará autoridade para impor sanções a qualquer pessoa determinada a operar nestas duas áreas ucranianas".

De acordo com a Reuters, a Casa Branca irá também anunciar em breve medidas adicionais relacionadas com a "violação dos compromissos internacionais da Rússia". 

"Estas medidas são separadas e seriam adicionais às medidas económicas rápidas e severas que estamos a preparar em coordenação com os aliados em caso de invasão", refere o comunicado. 

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados