Perdeu o cartão multibanco? Estas são as dicas do Banco de Portugal para não perder dinheiro

12 fev 2022, 08:30
Cartão de Crédito

Os conselhos são do Banco de Portugal, agora no formato ‘podcast’. O regulador bancário pede rapidez. Porque, mal avise que perdeu o cartão, deixa de ser sua responsabilidade cobrir os eventuais gastos.

Já lhe terá acontecido abrir a carteira ou colocar a mão no bolso e não encontrar o cartão multibanco, seja de débito ou de crédito. E, à cabeça, vem logo a pergunta: e agora, o que faço? É a pensar nesse cenário que o Banco de Portugal reuniu, em formato ‘podcast’, um conjunto de dicas. Rapidez é a palavra de ordem, porque “depois de ter avisado o banco, já não pode ser responsabilizado por valores movimentados”, diz o regulador.

Qual a primeira coisa a fazer? O primeiro passo é contactar de imediato o seu banco, explicando o contexto em que perdeu o cartão. Deverá dizer, por exemplo, se perdeu o cartão ou se este terá sido roubado. E, se for no estrangeiro, dar também essa referência. Posteriormente, se o motivo for roubo, poderá também apresentar queixa na polícia.

E para onde ligo? Pode ligar para as linhas de apoio telefónico dos bancos, que têm números próprios para o extravio de cartões. Há também bancos que permitem fazer este serviço através das suas plataformas digitais, como as aplicações. Pode também dirigir-se a uma agência para inativar o cartão.

Que dados preciso? Convém ter guardados o número e validade do cartão extraviado. Mas, se não tiver esses dados, pode fazer a chamada à mesma. Cumprindo várias medidas de segurança, os operadores das linhas de apoio conseguem identificar o cartão em causa, recorrendo a outros dados seus como os números do Cartão de Cidadão e NIF.

E porque preciso de ser rápido? Quanto mais tempo levar a agir, mais cara lhe pode ficar a perda. Isto porque, depois de ter avisado o banco, já não pode ser responsabilizado por valores movimentados. Ao contactar o banco, o cartão é inativado. E emitem-lhe um novo para poder voltar a fazer operações – poderá é ter que esperar uns dias até chegar à sua caixa de correio.

E se o ladrão já me tiver tirado dinheiro? Se tiverem acontecidos operações fraudulentas com o cartão roubado antes de avisar o banco, terá de “pagar os montantes indevidamente levantados até 50 euros”. Por exemplo, com a tecnologia sem contacto, é muito fácil fazer compras nesta escala de valores. Mas o regulador deixa outro aviso: poderá ter de “pagar um montante superior em caso de negligência grosseira ou se tiver agido de forma fraudulenta”.

E se for eu a encontrar um cartão? A resposta é simples: deve entregá-lo no banco ou à polícia.

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