Acha que 2021 foi mau? Não para a Rolls-Royce, a Bentley e a Lamborghini

CNN , Peter Valdes-Dapena
22 jan 2022, 10:00
Uma nova versão da berlina Flying Spur ajudou a impulsionar as vendas da Bentley. Foto: Peter Valdes-Dapena

Os americanos podem estar a sentir-se algo inquietos com a economia, mas se as vendas de carros ultra-luxuosos servem de indicação, os super-ricos estão perfeitamente bem. Tanto a Rolls-Royce como a Bentley registaram um recorde de vendas em 2021

No ano passado, a Rolls-Royce entregou 5586 carros em todo o mundo, o maior número anual de carros que a marca alguma vez vendeu nos seus 117 anos de história. A Bentley também atingiu um recorde ao vender 14 659 carros e SUV no ano passado. Foi um aumento de 31% em relação ao ano anterior.

Em termos de números, tão poucas vendas seriam um sinal de fracasso total para uma marca comum ou até para a maioria das marcas de carros de luxo. Mas para construtores automóveis que oferecem produtos como o Rolls-Royce Phantom de 455 mil dólares ou o Bentley Flying Spur de 200 mil dólares, o total de mais de 20 mil carros no conjunto representa um sucesso histórico.

Mas a abundância de vendas não se limita aos que oferecem veículos elegantes e confortáveis. A Lamborghini ainda não declarou as suas vendas anuais de 2021, mas numa entrevista em dezembro, o CEO Stephan Winkelmann disse que seria um ano de vendas exemplar.

“Este ano já está a ser superior ao nosso melhor ano de sempre”, disse ele.

Nos EUA, o maior mercado da marca, a Lamborghini entregou 2472 viaturas no ano passado, um aumento de 11% em relação a 2020.

O ano passado foi o primeiro ano completo de vendas para a redesenhada berlina Ghost da Rolls-Royce.

Tanto a Bentley como a Lamborghini fazem parte do Grupo Volkswagen.

Havia pistas de que a pandemia não iria prejudicar os negócios para estes construtores. Tanto a Lamborghini como a Rolls-Royce tiveram um ano recordista em 2019. A pandemia perturbou a produção durante algum tempo em 2020, mas quando as fábricas voltaram a funcionar, os construtores de automóveis ultra-luxuosos fecharam o ano de 2020 com vendas fortes no quarto trimestre. A Bentley conseguiu mesmo um recorde em 2020, apesar de a fábrica estar fechada durante sete semanas. Esse recorde foi superado este ano.

Christophe Georges, presidente e CEO da Bentley, atribuiu o ano recorde de 2021, em parte, a uma forte recuperação económica e taxas de juro baixas, fatores que aumentaram a procura de automóveis no geral. Mas algumas variantes de modelos novos também ajudaram.

Perante números de vendas tão baixos, um modelo novo ou até versões novas dos modelos podem ter um impacto enorme nas vendas no mercado do ultra-luxo. As vendas da Rolls-Royce foram impulsionadas pelo facto de o ano passado ter sido o primeiro ano completo de produção da redesenhada berlina Rolls-Royce Ghost. Com um preço base a começar pouco acima dos 300 mil dólares, é considerado uma alternativa mais prática e económica ao enorme Phantom. A Rolls-Royce também apresentou uma versão Black Badge do Ghost, uma opção de cor com elementos cromados negros, incluindo a grelha e a estatueta Spirit of Ecstasy por cima. As versões Black Badge têm-se revelado populares para os compradores de Rolls-Royce mais jovens.

A Bentley, entretanto, atribui grande parte do seu sucesso a uma nova opção híbrida. Vinte por cento de todos os SUV Bentley Bentayga, o modelo mais popular da marca, foram da versão híbrida apresentada no ano passado. As vendas do Bentayga aumentaram 48% em comparação com 2020. As vendas da berlina da Bentley, o Flying Spur, aumentaram 88% graças à apresentação de uma versão menos dispendiosa com um motor V8 além do 12 cilindros com que era disponibilizado antes.

Mas não são apenas os modelos novos. Rolls-Royce, Bentley e Lamborghini registaram um aumento do interesse em várias linhas de modelos. Os SUV são especialmente populares e trazem também novos clientes que depois veem outros produtos para juntar às suas garagens extra-espaçosas.

“A procura está a aumentar”, diz Winkelmann da Lamborghini. “E é sobretudo através dos clientes do Urus [SUV], que fazem também a sua primeira abordagem aos carros superdesportivos.”

Tanto a Rolls-Royce como a Lamborghini afirmam ter encomendas para carros que vão construir durante este ano. Neste extremo do mercado, os carros costumam ser construídos segundo encomendas específicas dos clientes e é frequente os compradores esperarem semanas ou meses para que fiquem prontos.

Além de ter um ano recorde nos números de vendas, a Rolls-Royce também afirmou ter um ano recorde no preço médio. Mas esse valor inclui um exemplo extremo. O Rolls-Royce Boat Tail, modelo do qual apenas três exemplares estão a ser feitos, tem um custo aproximado de 25 milhões de dólares.

Georges, da Bentley, diz que espera que 2022 continue a ser um ano forte. A empresa irá continuar a ter mais variantes de modelos, como a versão híbrida da berlina Flying Spur. A economia também parece continuar muito bem este ano, disse ele.

“Mas não sabemos”, disse-nos. “Não temos uma bola de cristal.”

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