Os Caretos de Podence saíram à rua. O que diz a tradição que começou nos anos 70

CNN Portugal , com Lusa
1 mar 2022, 09:00
Os Caretos de Podence saíram à rua. 
(Pedro Sarmento Costa/Lusa)

Passados dois anos em suspenso devido à pandemia, o Carnaval está de regresso, assim como os Caretos, que voltaram a sair às ruas em Podence

Podence voltou a receber os Caretos, uma tradição de Carnaval e das poucas que se vai realizar este ano, ainda devido à pandemia.

Os Caretos representam imagens diabólicas e misteriosas e são personificados por rapazes mascarados com trajes de franjas coloridas, caras de nariz pontiagudo feitas de lata ou couro e chocalhos à cintura, um dos pormenores do traje o responsável pelo barulho que fazem durante o desfile. 

A tradição repete-se desde os anos 70 em Macedo de Cavaleiros e os Caretos de Podence foram classificados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO a 12 de Dezembro de 2019.

Os Caretos saíram à rua, este domingo, em Podence. Todos os anos, durante o Carnaval, os Caretos de Podence animam as ruas, fazendo barulho. (Pedro Sarmento Costa/Lusa)
Esta é já uma tradição do concelho de Macedo de Cavaleiros. (Pedro Sarmento Costa/Lusa)
A tradição acontece no Domingo Gordo e na 3ª Feira de Carnaval. (Pedro Sarmento Costa/Lusa)

 

Dezenas de pessoas estiveram presentes no regresso dos Caretos de Podence às ruas. (Pedro Sarmento Costa/Lusa)
Os Caretos são rapazes mascarados com trajes de franjas coloridas. (Pedro Sarmento Costa/Lusa)
Os fatos incluem caras de nariz pontiagudo feitas de lata ou couro. (Pedro Sarmento Costa/Lusa)
Os chocalhos à cintura são um dos pormenores do fato. (Pedro Sarmento Costa/Lusa)
Jovem a preparar-se para o desfile, que aconteceu este domingo. (Pedro Sarmento Costa/Lusa)

 

Para lá do barulho e da animação, a interação com as pessoas que assistem é também uma constante. (Pedro Sarmento Costa/Lusa)
Diz a tradição que um dos principais motivos das correrias dos Caretos de Podence é encontrar raparigas para dançar com elas. (Pedro Sarmento Costa/Lusa)
Facanitos é o nome dado aos mais novos que querem manter a tradição e que seguem os Caretos no desfile. (Pedro Sarmento Costa/Lusa)

 

Os Caretos de Podence foram classificados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO a 12 de Dezembro de 2019. (Pedro Sarmento Costa/Lusa)

 

Relacionados

País

Mais País

Mais Lidas

Patrocinados