Os Caretos representam imagens diabólicas e misteriosas e são personificados por rapazes mascarados com trajes de franjas coloridas, caras de nariz pontiagudo feitas de lata ou couro e chocalhos à cintura, um dos pormenores do traje o responsável pelo barulho que fazem durante o desfile.
A tradição repete-se desde os anos 70 em Macedo de Cavaleiros e os Caretos de Podence foram classificados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO a 12 de Dezembro de 2019.
Os Caretos saíram à rua, este domingo, em Podence. Todos os anos, durante o Carnaval, os Caretos de Podence animam as ruas, fazendo barulho. (Pedro Sarmento Costa/Lusa)
Esta é já uma tradição do concelho de Macedo de Cavaleiros. (Pedro Sarmento Costa/Lusa)
A tradição acontece no Domingo Gordo e na 3ª Feira de Carnaval. (Pedro Sarmento Costa/Lusa)
Dezenas de pessoas estiveram presentes no regresso dos Caretos de Podence às ruas. (Pedro Sarmento Costa/Lusa)
Os Caretos são rapazes mascarados com trajes de franjas coloridas. (Pedro Sarmento Costa/Lusa)
Os fatos incluem caras de nariz pontiagudo feitas de lata ou couro. (Pedro Sarmento Costa/Lusa)
Os chocalhos à cintura são um dos pormenores do fato. (Pedro Sarmento Costa/Lusa)
Jovem a preparar-se para o desfile, que aconteceu este domingo. (Pedro Sarmento Costa/Lusa)
Para lá do barulho e da animação, a interação com as pessoas que assistem é também uma constante. (Pedro Sarmento Costa/Lusa)
Diz a tradição que um dos principais motivos das correrias dos Caretos de Podence é encontrar raparigas para dançar com elas. (Pedro Sarmento Costa/Lusa)
Facanitos é o nome dado aos mais novos que querem manter a tradição e que seguem os Caretos no desfile. (Pedro Sarmento Costa/Lusa)
Os Caretos de Podence foram classificados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO a 12 de Dezembro de 2019. (Pedro Sarmento Costa/Lusa)