Carlos Moedas diz que houve "evento muito raro" de chuva forte em Lisboa e pede a todos que "protejam as vossas famílias"

13 dez 2022, 09:21

Presidente da Câmara de Lisboa diz que, em apenas uma hora, caíram em Lisboa 30 milímetros de chuva. "Fiquem em casa"

O presidente da Câmara de Lisboa revelou esta terça-feira que, devido ao mau tempo que assolou a capital durante a madrugada - e que se espera que se volte a agravar durante a a manhã -, todas as equipas da autarquia estão na rua. Carlos Moedas pede aos residentes que fiquem em casa por segurança. 

"Neste momento, estamos em aviso vermelho e devemos manter as nossas famílias protegidas", disse o autarca à CNN Portugal, a partir do centro de comando de Monsanto. "O meu conselho é que as pessoas fiquem em casa", acrescentou, dizendo que o apelo se aplica não só aos mais novos que frequentam as escolas como aos adultos que possam fazer teletrabalho. 

Sobre as escolas, o presidente da Câmara de Lisboa garantiu que não houve uma decisão formal do Governo, que poderá decidir o encerramento, mas que vários estabelecimentos de ensino na capital estão sem condições de funcionar por impossibilidade de os funcionários ou professores chegarem ao local, pelo que haverá várias escolas encerradas esta terça-feira. 

Carlos Moedas frisou ainda que a precipitação que se registou em Lisboa foi "um evento muito raro", chuvas de "grande retorno" que "antigamente só aconteciam de 100 em 100 anos", explicou. "Numa só hora caíram mais de 30 milímetros de água, o que compara com 40 milímetros em algumas bacias na semana passada", referiu ainda o autarca.

O presidente da autarquia da capital confirmou ainda que 22 pessoas tiveram de ser resgatadas devido às inundações na zona de Alcântara e que outras dez estão impedidas de sair de casa na zona da Azinhaga da Torrinha, no Lumiar, devido a um deslizamento de terras. Estes moradores terão de ser retirados de casa pelas autoridades mas não têm feridos e estão em contacto com as equipas de socorro.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados