Um mês de Carlos III: decisões polémicas, canetas irritantes e a tentativa de preservar tradições

8 out 2022, 17:00
Rei Carlos III (AP Photo)

Carlos III já é Rei de Inglaterra há um mês e durante o breve tempo que teve para reinar já deu alguns sinais do tipo de monarca que quer ser

Este sábado marca um mês desde que a Rainha Isabel II morreu e o Rei Carlos III acedeu ao trono. O novo monarca liderou a Família Real e a nação no luto pela sua mãe - a soberana britânica com o maior reinado de sempre - ao mesmo tempo que começou a dar pistas sobre o seu plano para a nova geração da realeza britânica. 

Foi também um mês em que o novo monarca cumpriu várias tradições familiares, não deixando contudo de estar no centro de polémicas que prejudicaram a sua imagem, já manchada por escândalos anteriores - como o do recebimento de dinheiro da família de Osama Bin Laden em 2013, ou a documentada infidelidade enquanto foi casado com a princesa Diana.

Estes foram alguns dos eventos mais relevantes na agenda prevista e imprevista de Carlos III desde que foi proclamado oficialmente Rei de Inglaterra.

Carlos III mantém tradição de acordar ao som de gaita-de-foles

O músico Paul Burns a tocar gaita-de-foles numa visita oficial da falecida rainha Isabel II 

 

No dia do funeral da Rainha, a nação ficou emocionada com a atuação do músico de gaita-de-foles, Paul Burns, enquanto a urna da antiga monarca era transportada para Westminster Abbey, a igreja real onde decorreu o funeral de Isabel II. Desde então, foi noticiado que o Rei Carlos III honrou Burns com um novo papel, tornando-se o novo músico de gaita-de-foles oficial do novo soberano. 

Paul Burns realizou a sua primeira atuação oficial  em Balmoral, na residência escocesa do rei. O músico irá agora tocar o seu instrumento fora do quarto do Rei todas as manhãs às 9:00 horas, viajando com Carlos III para qualquer residência que ele escolha ficar, tal como fez para a falecida Rainha. 

Contratação de um editor de tablóides

Uma nova adição ao staff do Rei Carlos III e de Camilla, a Rainha Consorte, levantou questões sobre a estratégia futura do casal para lidar com a comunicação social e com os tablóides, especialmente depois de Meghan Markle ter vencido uma batalha judicial contra o tablóide Mail on Sunday, pela publicação uma carta que Meghan escreveu ao seu pai, Thomas Markle.
 

Tobyn Andreae, antigo co-editor do Daily Mail e, antes disso, do Mail on Sunday, assumiu oficialmente o cargo de secretário de comunicação do Rei e da Rainha Consorte esta semana. A escolha "fez com que algumas sobrancelhas fossem levantadas nos círculos reais", disseram fontes ligadas à família real ao Huffington Post, sobretudo porque, ao contrário dos anteriores secretários de comunicações do então futuro rei, Tobyn Andreae não tinha experiência em relações públicas.

 

Rei vê o seu cavalo de corrida premiado

O cavalo de corrida Just Fine e o jóquei Ryan Moore

O cavalo de corrida da família Real, o Just Fine, fez história como o primeiro vencedor do estábulo do Rei Carlos III desde que herdou os cavalos da falecida rainha.
 

O cavalo que ganhou um torneio em Leicester, foi o sexto a levar as cores roxo, vermelho e dourado desde que a rainha Isabel II morreu a 8 de Setembro. "Suas Majestades estão encantadas com o sucesso de Just Fine", disse um porta-voz do Rei e da Rainha Consorte. A vitória rendeu 15 mil libras ao jóquei Ryan Moore e aos treinadores do cavalo.

 

Uma abordagem mais descontraída numa fotografia oficial

 

 

Uma nova imagem foi partilhada nas redes sociais oficiais do Rei Carlos e da Rainha Camilla, em que mostra o casal a posar ao lado do Príncipe William e da Princesa Kate no Palácio de Buckingham. Os quatro estão todos vestidos de preto para marcar o período oficial do luto pela Rainha. A fotografia foi tirada quando a família real recebeu os chefes de estado a 18 de setembro, antes do funeral de estado da falecida monarca.

Apesar da importância histórica da fotografia, o Rei optou por uma abordagem casual, e pode ser visto com uma mão no bolso. Além disso, tem o seu braço colocado à volta da Rainha Camilla, que por sua vez tem o colocado braço à volta da cintura do marido.

 

Primeira-ministra convence Carlos III a não ir à cimeira do clima da ONU

O Rei Carlos III abandonou os planos de comparecer e discursar na cimeira do Cop27 sobre as alterações climáticas, a conselho de Liz Truss, a primeira-ministra do Reino Unido. O monarca, um veterano ativista sobre questões ambientais, tinha sido convidado para a 27ª conferência das Nações Unidas sobre alterações climáticas em Sharm el-Sheikh, Egipto, no próximo mês. Mas, segundo o Sunday Times, a primeira-ministra levantou objeções durante uma audiência pessoal no Palácio de Buckingham.

Uma fonte real disse ao jornal britânico que “não é nenhum mistério que o Rei tenha sido convidado a ir lá. Ele teve de pensar muito cuidadosamente sobre quais os passos a dar na sua primeira visita ao estrangeiro, e ele não vai estar presente no Cop".

Carlos III já definiu a primeira visita de Estado do seu reinado

Já está definida a primeira visita de Estado do Rei Carlos III. No próximo mês, o Palácio de Buckingham vai dar as boas-vindas ao presidente da África do Sul Cyril Ramaphosa e à sua esposa, a primeira dama Tshepo Motsepe. A visita terá lugar de terça-feira, 22 de Novembro, a quinta-feira, 24 de Novembro.
 

Segundo a BBC, a viagem estava na fase inicial de planeamento antes da morte da Rainha em Setembro. Será a primeira vez que um líder sul-africano visita o Reino Unido a título oficial em mais de uma década, sendo a última visita de estado em 2010, quando Jacob Zuma visitou a falecida Isabel II.

 

Canetas irritantes

A 13 de Setembro, um vídeo que foi amplamente divulgado online mostrava o Rei Carlos III a perder a calma com uma caneta que escorria tinta ao assinar um livro de visitas no Castelo de Hillsborough, na Irlanda do Norte. No vídeo, Charles pode ser visto a dizer: "Oh Deus, eu odeio esta coisa". O Rei parece então murmurar: "Não consigo suportar esta coisa".

 

A polémica com as canetas utilizadas pelo monarca ganhou outra dimensão após um novo vídeo mostrar o momento em que Carlos foi declarado Rei. Durante a reunião que precedeu a sua nomeação, Carlos ficou impaciente quando uma bandeja de canetas o impediu de assinar um documento importante, e foi filmado a gesticular para que o objeto fosse removido.

 

 

Já mais recentemente, o casal real foi novamente convidado a assinar um livro de visitas. Mas, desta vez mais relaxado, o Rei utilizou o momento para brincar com os incidentes anteriores e mostrou-se preparado ao trazer a sua própria caneta para evitar mais percalços.
 

 

As novas moedas

Poucos dias depois da morte de Isabel II, foram também lançadas as primeiras moedas com a efígie do rei Carlos III. Trata-se de uma edição especial, de 5 libras. Entretanto, até ao final do ano começam também a circular as primeiras moedas de 50 pence, divulgou a casa da moeda britânica, The Royal Mint, responsável pela cunhagem de moeda no Reino Unido.

A imagem de Carlos III que foi escolhida mostra-o sem coroa, ao contrário do que acontecia com as moedas de Isabel II

 

Seguindo uma já longa tradição (que se acredita que remonta ao século XVII), o rei está virado para a esquerda, o lado oposto ao da rainha, que, por sua vez, aparecia nas moedas virada para o lado direito, o lado oposto às moedas com o rosto do seu pai, George VI. 

Relacionados

Europa

Mais Europa

Patrocinados