2500 voluntários nus juntaram-se numa praia de sonho para celebrar o corpo e a sua proteção

CNN , Jack Guy e Christian Edwards
3 dez 2022, 17:00
Bondi Beach _ Spencer Tunick Créditos: Saeed Khan AFP Getty Images

Cerca de 2500 pessoas despiram-se para uma sessão fotográfica de nus na praia australiana de Bondi, no sábado, destinada a criar sensibilização para o cancro da pele.

A multidão reuniu-se para participar no mais recente trabalho do artista fotográfico norte-americano Spencer Tunick, que é conhecido por sessões fotográficas de nus em importantes locais históricos do mundo.

"Temos a oportunidade de sensibilizar para o rastreio de doenças de pele e sinto-me honrado... por vir aqui, fazer a minha arte e simplesmente celebrar o corpo e a proteção", disse Tunick na praia de Sydney, segundo a Reuters.

Spencer Tunick na imagem a fotografar os participantes em Bondi Beach. Créditos: Saeed Khan, AFP, Getty Images

Uma das participantes, Robyn Lindner, afirmou estar nervosa por participar.

"Fiquei secretamente aterrorizada (e) ontem à noite tenho de confessar que pensei: 'O que é que eu fui fazer?' Mas foi ótimo, toda a gente estava muito descontraída, todos foram muito respeitosos e achei que foi muito divertido", contou Lindner à agência.

É o quarto projeto de Tunick na Austrália, na sequência de uma sessão em 2010 em que reuniu cerca de 5500 pessoas na famosa Ópera de Sydney.

Tunick trabalhou aqui em parceria com a Skin Check Champions, uma instituição de caridade que gere clínicas gratuitas e educativas de rastreio de doenças de pele. A instalação coincidiu com a Semana Nacional de Ação para o Cancro de Pele da Austrália, quando Scott Maggs, o fundador da instituição de caridade, pedirá a todos no país que façam um rastreio na pele.

A sessão teve como objetivo criar sensibilização para o cancro da pele. Créditos: Saeed Khan, AFP, Getty Images

Maggs fundou a Skin Check Champions em 2010, depois de o seu amigo Wes Bonny ter morrido de cancro da pele aos 26 anos. Desde então, a instituição de caridade recebeu apoios do empresário britânico Richard Branson e espera que as fotos chamativas de Tunick atraiam atenção global para a doença.

"Pretendemos que um mínimo de 2000 participantes represente os mais de 2000 australianos que morrem de cancro de pele todos os anos", disse Maggs em comunicado de imprensa.

"Se a Ópera de Sydney conseguiu ter 5500 pessoas numa manhã fria em março de 2010, esperamos atingir o nosso objetivo de 2500", disse. "Todos são bem-vindos a participar, damos as boas-vindas a todos os tipos de corpos, géneros e raças - com motivação para travar o cancro da pele."

Tunick disse em comunicado que era "uma honra fazer parte de uma missão artística para sensibilizar para a importância do rastreio de doenças de pele — e acrescentou que ele próprio estaria a beneficiar da campanha, tendo sido convencido a fazer o seu primeiro exame de pele em 10 anos.

Tunick já fez cerca de 100 fotos de nus em grande escala em locais públicos de todo o mundo, de Munique à Cidade do México, onde filmou 18 mil participantes nus.

Mas estas sessões não são fáceis. À medida que milhares de voluntários se despiam, sabe-se que funcionários municipais da cidade intervieram - levando à prisão de Tunick em várias ocasiões.

Tunick foi uma vez apanhado numa disputa entre o Supremo Tribunal dos EUA e o então presidente da câmara de Nova Iorque, Rudi Giuliani, que acreditava que a cidade seria "irreparavelmente prejudicada" se uma das sessões tivesse lugar na cidade.

Em 2018, uma cadeia de supermercados australiana proibiu Tunick de realizar uma sessão de filmagens no parque de estacionamento de uma das suas lojas de Melbourne — uma decisão que acabou por ser anulada na sequência de uma petição de alto nível.

Artes

Mais Artes

Patrocinados