Particular cancelado: jogadores da seleção do Canadá fazem greve

6 jun, 00:21
Stephen Eustáquio. Nasceu no Canadá, mas fez toda a formação em Portugal, país pelo qual foi internacional sub-21. Porém, optou depois pela seleção principal de Canadá.

Grupo que conta com Stephen Eustáquio e Steven Vitória faz uma série de exigências relacionadas com o Mundial

Os jogadores da seleção do Canadá recusaram defrontar o Panamá, em jogo particular agendado para este domingo, devido ao impasse nas negociações em torno da distribuição e dos valores dos prémios relacionados com a qualificação para o próximo Mundial do Qatar.

Em comunicado, os jogadores da equipa canadiana - incluindo Stephen Eustáquio do FC Porto e Steven Vitória do Moreirense - assumiram a sua insatisfação pelo comportamento da federação local, pedindo desculpas aos adeptos dos dois países.

«É um grande privilégio e responsabilidade representar e jogar pelo nosso país. Atuámos em vossa defesa, em nossa e das próximas gerações», explicaram os jogadores, em comunicado, depois de já terem recusado treinar nos últimos dois dias.

Em causa, segundo os jogadores, está a evolução do futebol no Canadá, bem como a igualdade de prémios com a seleção feminina, sexta do ‘ranking’ FIFA e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

«Queremos uma liderança que possa otimizar o momento positivo da seleção e que gere receitas a utilizar na evolução da modalidade no país. Uma distribuição equitativa de rendimentos com a seleção feminina, incluindo a mesma percentagem sob os prémios de participação no Mundial. O desenvolvimento da liga feminina e prémios de participação que incluam 40% das receitas provenientes da participação no Mundial», lê-se numa lista de exigências, entretanto divulgada pela comunicação social canadiana.

Em comunicado, a federação canadiana apenas informou que o encontro com a Panamá tinha sido cancelado. O Canadá qualificou-se para o seu primeiro Mundial desde 1986.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Patrocinados