O objeto voador não identificado abatido pelo Canadá é o terceiro a violar o espaço aéreo da América do Norte nas últimas duas semanas
O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, afirmou este domingo que foram enviadas equipas para procurar e investigar os destroços do misterioso objeto voador não identificado que foi abatido por um caça norte-americano, perto de Yukon, no sábado.
"Equipas de resgate estão no local, a tentar encontrar e analisar o objeto", disse Trudeau aos jornalistas, momentos antes de partir para um evento de angariação de fundos.
No passado sábado, o líder canadiano deu a ordem para a força aérea abater um objeto voador que sobrevoava o país a grande altitude, na região de Yukon, apenas um dia depois de os Estados Unidos da América terem feito uma ação semelhante no território do estado do Alasca.
O objeto voador não identificado abatido pelo Canadá é o terceiro a violar o espaço aéreo da América do Norte nas últimas duas semanas.
"Ordenei o abate de um objeto não identificado que violou o espaço aéreo do Canadá. O NORAD [Comando de Defesa Aeroespacial Norte-Americano] abateu o objeto no espaço aéreo do Yukon, a Força Aérea do Canadá e dos EUA juntaram-se, e um F-22 norte-americano disparou com sucesso contra o objeto", escreveu o governante canadiano na rede social Twitter.
I ordered the take down of an unidentified object that violated Canadian airspace. @NORADCommand shot down the object over the Yukon. Canadian and U.S. aircraft were scrambled, and a U.S. F-22 successfully fired at the object.
— Justin Trudeau (@JustinTrudeau) February 11, 2023
Numa segunda mensagem, citada pela agência de notícias Associated Press, Trudeau acrescentou: "Falei com o Presidente [dos Estados Unidos] Biden esta tarde. As forças armadas canadianas vão agora recolher e analisar os destroços do objeto. Obrigado ao NORAD por vigiar a América do Norte".
Recorde-se que esta informação surge pouco depois da polémica que envolveu um alegado balão espião chinês passou quase uma semana a sobrevoar o espaço aéreo norte-americano e canadiano antes ser abatido por aviões norte-americanos, na semana passada.