Polícia canadiana detém doze manifestantes e põe fim ao bloqueio da ponte

CNN Portugal , MJC
13 fev 2022, 18:06

Intervenção da polícia, este domingo, pôs fim ao bloqueio dos camionistas na ponte Ambassador entre o Canadá e os Estados Unidos

A polícia deteve os doze manifestantes restantes que bloqueavam a ponte Ambassador entre o Canadá e os Estados Unidos, após uma semana de manifestações. “Não houve violência por parte dos manifestantes e os polícias não tiveram que usar a força”, disse o sargento da polícia de Windsor. Steve Betteridge, informando ainda que sete a dez veículos foram rebocados e que a polícia espera ter as estradas abertas e o tráfego fluindo no final da tarde.

Os protestos de camionistas do Canadá contra a necessidade de certificado da vacina contra a covid-19 para cruzar a fronteira paralisaram o comércio na Ambassador Bridge em Windsor, Ontário, bloquearam a ponte durante vários dias. A circulação deverá ser normalizada ainda este domingo.

Na sexta-feira, o primeiro-ministro da província de Ontário, epicentro da contestação às restrições de combate à pandemia de covid-19 no Canadá, decretou o estado de emergência, devido às manifestações “ilegais” que ali decorriam há duas semanas. Nesse dia, um juiz emitiu uma ordem para interromper o protesto. O presidente do Supremo Tribunal de Ontário, Geoffrey Morawetz, disse, durante uma audiência virtual, que a ordem para que os manifestantes terminassem com o bloqueio entraria em vigor às 19:00 [00:00 de sábado em Lisboa], embora não tenha ficado claro quando, e se, as forças policiais vão ser enviadas para terminar com o protesto. No entanto,dezenas de manifestantes permaneceram no local.

No sábado, muitos motoristas saíram pacificamente do local.  Mas, este domingo, a polícia teve que intervir para desbloquear a ponte. No local restavam menos de 30 manifestantes. Em comunicado, a polícia explica que a ação resultou em "várias prisões" sob a acusação de dano ou interferência na propriedade. Vários veículos também foram apreendidos, segundo a polícia.

A polícia de Windsor alertou as pessoas para evitar a área da ponte, twittando: "A fiscalização continuará na zona da manifestação e haverá tolerância zero para atividades ilegais".

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados