Trudeau diz que esfaqueamentos no Canadá são "horríveis e perturbadores"

Agência Lusa , AM
5 set 2022, 06:15
Justin Trudeau durante um jantar da conferência da NATO, no museu do Prado (EPA)

Forças de segurança tentam localizar Damien Sanderson e Myles Sanderson, de 31 e 30 anos, os dois alegados autores dos ataques de domingo

Os esfaqueamentos que causaram pelo menos dez mortos e 15 feridos em duas comunidades da província de Saskatchewan são "horríveis e perturbadores", disse o primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau.

“Os meus pensamentos estão com as pessoas que perderam um ente querido e com as que ficaram feridas", escreveu o líder canadiano na rede social Twitter.

Trudeau acrescentou que o governo está a acompanhar de perto a situação, à medida que as forças de segurança tentam localizar Damien Sanderson e Myles Sanderson, de 31 e 30 anos, os dois alegados autores dos ataques de domingo.

Damien Sanderson e Myles Sanderson, suspeitos dos ataques de domingo (Royal Canadian Mounted Police via AP)

Também no Twitter, o ministro federal das Relações Indígenas, Marc Miller, referiu que contactou os líderes da Nação indígena James Smith Cree para oferecer todo o apoio e assistência que possam precisar.

As autoridades da Nação James Smith Cree declararam o estado de emergência e criaram dois centros de operações de emergência para "prestar apoio à saúde às três comunidades" na reserva.

Polícia em Weldon, Saskatchewan (Associated Press) 

“Localizamos 10 pessoas mortas em 13 locais nas comunidades de James Smith Cree Nation e Weldon em Saskatchewan”, localizadas no centro do país, disse a comissária da Polícia Montada do Canadá, Rhonda Blackmore.

Segundo referiu a responsável, várias outras pessoas ficaram feridas, 15 das quais tiveram de ser transportadas para diferentes hospitais.

Líder indígena diz que drogas podem ter motivado esfaqueamentos no Canadá

O líder da federação das Nações Indígenas Soberanas do Canadá disse que os esfaqueamentos de domingo podem estar relacionados com drogas.

"Esta é a destruição que enfrentamos quando drogas ilegais nocivas invadem as nossas comunidades”, disse o chefe Bobby Cameron.

“Exigimos que todas as autoridades tomem a direção dos chefes e Conselhos e seus membros para criar comunidades mais seguras e saudáveis para o nosso povo", disse o líder da federação indígena.

Calvin Sanderson, chefe da comunidade Chakastaypasin, que faz parte da Nação James Smith Cree, disse que toda a comunidade foi afetada pelos esfaqueamentos. “Eram nossos familiares (…) é bastante horrível”, salientou.

As forças de segurança continuam a tentar localizar os presumíveis autores dos ataques de domingo Damien Sanderson e Myles Sanderson, de 31 e 30 anos, respetivamente.

A polícia de Regina referiu estar a trabalhar, com o apoio da Polícia Montada, em várias frentes para deter os suspeitos, tendo "mobilizado recursos adicionais para a segurança pública em toda a cidade”, de acordo com um comunicado.

Os suspeitos foram avistados pela primeira vez em Regina, capital de Saskatchewan, mas o alerta e as operações de busca estenderam-se às vizinhas províncias de Manitoba e Alberta, uma vasta região com metade do tamanho da Europa.

Rhonda Blackmore acrescentou que, além das dez vítimas mortais, várias pessoas ficaram feridas, 15 das quais tiveram de ser transportadas para diferentes hospitais.

A autoridade de Saúde de Saskatchewan, citada pela agência de notícias Associated Press, avançou que várias vítimas estavam a ser tratadas em diversos locais.

"Foi emitido um pedido de pessoal adicional para responder ao afluxo de vítimas", disse a porta-voz da autoridade, Anne Linemann.

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados