“Devastação total”. Furacão tropical Fiona deixa rasto de destruição no Canadá

CNN Portugal , JGR
24 set, 23:59

As forças armadas canadianas vão ser destacadas para ajudar o processo de remoção de destroços

Várias regiões do Canadá estão a ser fortemente afetadas pelo mau tempo, devido à passagem da furacão Fiona. Várias comunidades no sudoeste da Terra Nova registaram graves danos em habitações e infraestruturas.

A região de Port aux Basques já decretou o estado de emergência e a região está a ser evacuada, numa altura em que está a ser assolada por fortes ventos. “O que está a acontecer aqui é uma devastação total”, afirmou o autarca local Brian Button.

”Há um prédio que literalmente desapareceu. Há ruas inteiras que desapareceram", acrescentou Button.

A polícia está a investigar se uma mulher foi arrastada para o mar, informou a CBC.

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, garantiu este sábado que disponibilizará os fundos necessários para apoiar as províncias mais afetadas. Além disso, as forças armadas canadianas vão ser destacadas para ajudar o processo de remoção de destroços.

"Estamos a ver relatos de danos significativos na região e a recuperação vai requer um grande esforço", disse Trudeau. "Estaremos lá para apoiar a cada passo do caminho."

Trudeau adiou sua partida no sábado para o Japão, onde ia comparecer ao funeral do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe. O primeiro-ministro disse que vai visitar a região atingida pela tempestade o mais rápido possível.

A assistência federal já foi aprovada para a Nova Escócia, mas mais pedidos de auxílio são esperados.

O furacão Fiona, que há quase uma semana atingiu Porto Rico e outras partes do Caribe, matou pelo menos oito pessoas.

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados