Conselho de Arbitragem «condena veementemente» situação vivida pelo árbitro João Loureiro, no jogo deste domingo, a contar para o Campeonato de Portugal
O Salgueiros-Marítimo B, da 17.ª jornada da série B do Campeonato de Portugal, realizado este domingo, não chegou ao fim devido a uma alegada agressão ao árbitro João Loureiro.
O encontro foi interrompido aos 87 minutos, numa altura em que havia 1-1 no marcador.
Em comunicado, o Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), referindo que «o jogo tinha policiamento e delegado da FPF», condenou «veementemente» a situação.
«O Conselho de Arbitragem da FPF condena veementemente a agressão de que foi vítima o árbitro João Loureiro no decorrer do jogo do Campeonato de Portugal Salgueiros-Marítimo B. O CA repudia todos os episódios de violência nos campos de futebol e lamenta que uma vez mais um árbitro tenha sido vítima de um ato indigno e cobarde», refere o CA, manifestando «total solidariedade para com João Loureiro e a equipa de arbitragem presente no jogo».
Mais tarde, o Salgueiros reagiu também em comunicado e nega que tenha havido qualquer agressão. O clube portuense refere inclusive que as imagens visualizadas são claras.
Eis o comunicado do clube.
O Salgueiros, em face dos acontecimentos ocorridos hoje, vem por este meio comunicar que não compactua com atitudes antidesportivas, condicionadoras do normal desenvolvimento de um jogo de futebol o qual se pretende que seja um espetáculo desportivo digno e atrativo para os adeptos, famílias e amantes do futebol defendendo a irradicação do fenómeno da violência no desporto, sendo que qualquer acto de indisciplina será condenável e tratado internamente.
Afirmamos que nenhum dos presentes, hoje, no Complexo Desportivo de Campanhã, assistiu a qualquer agressão a algum interveniente, assistente ou agente da partida, conforme imagens já observadas, condenando a rápida propagação de informação falsa colocada a circular que por certo terá induzido, numa primeira instância, ao erro de julgamento de muita gente.
O Salgueiros tem vindo a pautar a sua forma de estar com plena confiança em todos os intervenientes numa partida de futebol, tendo-se apresentado honrando a sua história, de forma respeitadora dos mais nobres princípios do desporto, não aceitando que o seu bom nome e os seus objetivos desportivos sejam colocados em causa de forma leviana ou com outro tipo de intenção que não o da verdade desportiva.
Dito isto aguardamos o agendamento da data para a conclusão dos minutos em falta do desafio frente ao Marítimo B, para dentro de campo atingirmos os nossos objetivos que passam sempre pela vitória.
Por último, e como não compactuamos com qualquer tipo de atitude antidesportiva, independentemente do agente desportivo, vamos solicitar uma audiência à Federação Portuguesa de Futebol e ao seu Conselho de Arbitragem, para ver discutido o tema.
[Artigo original publicado às 19h21]