Cancro no intestino em Portugal “mata uma equipa de futebol por dia”. Campanha alerta para doenças do aparelho digestivo e importância de rastreios

Agência Lusa
30 mai 2023, 11:08
Estudo considera que aumento de cancros em idades mais jovens pode ser início de epidemia (Imagem Getty)

Através da colonoscopia, além de se poder detetar algum problema de doenças inflamatórias do intestino, é também possível remover pólipos e fazer biopsia, sublinha o presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia

O presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) defendeu esta terça-feira a importância do rastreio das doenças do aparelho digestivo a partir dos 45 anos, sendo a colonoscopia o método mais eficaz para detetar problemas.

Em véspera do Dia Mundial da Saúde Digestiva, Guilherme Macedo alertou para a importância de estilos de vida mais saudáveis, como uma alimentação com mais ingestão de legumes e frutos, exercício regular e ausência ou redução de consumos de tabaco e álcool, a par do rastreio precoce.

A SPG iniciou esta terça-feira a campanha “Não empurres a Saúde Digestiva com a barriga”, que decorrerá até ao final de junho, Mês da Saúde Digestiva, para “alertar os portugueses para cuidados a ter com a saúde digestiva, seja pela adoção de comportamentos saudáveis, seja para demonstrar o impacto que as medidas de prevenção têm permitido evitar doenças mais graves”.

Num vídeo associado à campanha e que conta com a intervenção de vários especialistas em gastroenterologia, Guilherme Macedo sublinha que o cancro no intestino em Portugal “mata uma equipa de futebol por dia” e que as doenças do aparelho digestivo afetam mais de 25 mil portugueses e são um problema crescente a nível mundial.

O especialista em gastrenterologia e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto destaca a necessidade de existir no Serviço Nacional de Saúde (SNS) um acesso mais facilitado às consultas de especialidade (é o médico de família que encaminha o doente para esta especialidade, que tem grandes períodos de espera) e sobretudo aos exames de diagnóstico e às modalidades de tratamento que os médicos propõem.

O especialista sublinha que através da colonoscopia, além de se poder detetar algum problema de doenças inflamatórias do intestino, é também possível remover pólipos e fazer biopsias.

Na edição deste ano do Mês da Saúde Digestiva, iniciativa de responsabilidade social corporativa a SPG vai sair à rua para perguntar aos portugueses o que sabem sobre Saúde Digestiva, sobre a especialidade de Gastrenterologia, sobre o aparelho digestivo e outras questões relacionadas com exames de prevenção.

Paralelamente estará também disponível um ‘vídeocast’ para amostra de que muito há ainda para aprender sobre a Saúde Digestiva.

Com a campanha, a SPG pretende "recordar aos portugueses a relevância que a Saúde Digestiva tem na qualidade de vida e reforçar a mensagem de que todos devem estar atentos para a prevenção de doenças do aparelho digestivo que se não forem atempadamente sinalizadas poderão tornar-se em problemas graves, como é, por exemplo, o caso do cancro do intestino ou das hepatites”.

Para reforçar esta temática, a SPG junta-se à RunPorto, entidade organizadora de eventos desportivos, para promover em 18 de junho, em Gaia, uma minicorrida de sete quilómetros, cuja inscrição deve ser feita através da sociedade.

A SPG sugere ainda a consulta da página da edição 2023 do Mês da Saúde Digestiva.

Relacionados

Vida Saudável

Mais Vida Saudável

Patrocinados