Camilla: de amante a sua alteza real. O amor da vida do príncipe Carlos faz 75 anos

CNN
17 jul 2022, 11:00
Príncipe Carlos bem-disposto com Camilla (AP)

Eis um breve olhar sobre a vida de Sua Alteza Real, a Duquesa da Cornualha.

Dados Pessoais

Data de nascimento: 17 de julho de 1947

Local de nascimento: Londres, Inglaterra

Nome de nascimento: Camilla Rosemary Shand

Pai: Major Bruce Shand, oficial reformado do Exército Britânico, mais tarde comerciante de vinhos

Mãe: Rosalind Cubitt, filha do 3º Barão de Ashcombe

Os casamentos: Príncipe Carlos (9 de abril de 2005 – atual), Andrew Parker-Bowles (1973 - divorciada em1995)

Filhos: com Andrew Parker-Bowles: Laura Rose e Thomas Henry

Outros Factos

O seu título completo é: Sua Alteza Real, Princesa Consorte do Príncipe Carlos, Princesa de Gales e Condessa de Chester, Duquesa da Cornualha, Duquesa de Rothesay, Condessa de Carrick, Baronesa de Renfrew, Senhora das Ilhas, Princesa da Escócia.

Alice Keppel, amante do rei Eduardo VII, o trisavô do príncipe Carlos, é a bisavó da Duquesa Camilla.

Camilla é uma ávida caçadora e cavaleira.

Tal como o seu marido, a Duquesa é protetora das artes e benfeitora junto de muitas instituições de caridade.

Cronologia

1965 – É apresentada à sociedade britânica como debutante.

Início da década de 1970 - Encontra-se com o Príncipe Carlos num jogo de pólo no Windsor Great Park.

1973 - Casa-se com Andrew Parker-Bowles.

1980 – Viaja com o Príncipe Carlos, como acompanhante oficial, numa visita oficial para reconhecimento da independência do Zimbabué.

1981 - O Príncipe Carlos casa-se com Lady Diana Spencer.

1992 – “Diana: A sua verdadeira história” é publicada, revelando o papel de Parker-Bowles no decurso do casamento real.

1993 - O caso com o Príncipe Carlos torna-se público quando é revelada a transcrição de uma conversa telefónica íntima de 1989 com o Príncipe.

1994 - Durante um documentário televisivo, o Príncipe Carlos admite o adultério.

1995 - Durante uma entrevista para a BBC, a Princesa Diana é interrogada sobre Camilla: “Acha que a Sra. Parker-Bowles foi um fator na rutura do seu casamento?” Ela responde: “Bom, éramos três neste casamento, por isso estava um pouco apinhado.”

1996 - O Príncipe Carlos e a Princesa Diana divorciam-se.

1998 - Encontra-se pela primeira vez com os filhos do Príncipe Carlos, William e Harry. É convidada para um chá pelo Príncipe William.

1999 - Aparece pela primeira vez em público com o Príncipe Carlos a sair do Hotel Ritz em Londres, após uma festa.

2000 – Ocorre a sua apresentação formal à Rainha Isabel II numa festa realizada em Highgrove, propriedade rural do Príncipe Carlos.

2003 - Muda-se para Clarence House com o Príncipe Carlos.

10 de fevereiro de 2005 - Com a aprovação da Rainha, o Príncipe Carlos anuncia que casará com Camilla a 9 de abril no Castelo de Windsor. Ela será designada como Sua Alteza Real, a Duquesa da Cornualha.

9 de abril de 2005 - Numa cerimónia civil em Guildhall, Windsor, com uma bênção na Capela de S. Jorge no Castelo de Windsor, Carlos e Camila casam-se.

1-8 de novembro de 2005 - Com o Príncipe Carlos, faz a sua primeira visita oficial aos Estados Unidos como Duquesa da Cornualha.

27 de abril de 2009 - É apresentada ao Papa Bento XVI no Vaticano pelo Príncipe Carlos.

9 de dezembro de 2010 – Um grupo de estudantes em manifestação viola a segurança nas ruas de West End de Londres e ataca o Rolls-Royce Phantom VI de 1977 que levava a Duquesa e o seu marido a uma performance no Palácio de Londres. O casal escapa sem qualquer lesão física. Os estudantes protestam contra a subida das propinas.

9 de abril de 2012 - O Palácio de Buckingham anuncia que a Duquesa da Cornualha se tornará uma Dama da Grande Cruz da Real Ordem Vitoriana. Esta é a maior honra pessoal conferida pela Rainha Isabel II e o anúncio ocorre no sétimo aniversário do casamento de Camilla com o Príncipe Carlos.

8 de maio de 2013 - Assiste à abertura do Parlamento. Esta é a primeira vez que a Duquesa da Cornualha e o Príncipe de Gales assistem juntos à inauguração do executivo.

março de 2015 - Visita aos Estados Unidos com o Príncipe Carlos. A viagem inclui uma visita ao Monte Vernon, um encontro com o Presidente dos EUA Barack Obama e um festival em Louisville, Kentucky.

5 de fevereiro de 2022 - A Rainha Isabel II anuncia na sua mensagem do Dia da sua Ascensão o seu “sincero desejo” de que a Duquesa da Cornualha seja reconhecida como Rainha Consorte quando o Príncipe Carlos se tornar Rei.

14 de fevereiro de 2022 - Testa positivo para a Covid-19, quatro dias após ter sido revelado que o Príncipe Carlos testara positivo ao vírus uma segunda vez.

Europa

Mais Europa

Patrocinados