Prepare a roupa de praia: é desta que chega o verão (com temperaturas até aos 42 graus)

4 jul 2022, 12:29

Se tirou férias esta semana, acertou em cheio. Isto porque as temperaturas vão aumentar significativamente em todo o país

Durante estas últimas semanas pode ter-se perguntado onde andavam as temperaturas de verão. Não se preocupe, elas chegam a partir de quarta-feira para todo o país, com máximas que poderão atingir os 42 graus em algumas zonas. 

As temperaturas previstas convidam à praia e os dias de maior calor poderão ser sexta-feira (8) e sábado (9), com Lisboa a chegar aos 38 graus e Porto e Faro com 32 graus. Os distritos mais quentes serão Portalegre e Castelo Branco, com 39, Beja e Évora, com 41 graus, e Santarém, que poderá registar uma máxima de 42 graus. 

Pedro Sousa, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), conta à CNN Portugal que este aumento de temperaturas se deve ao fluxo de leste de uma massa de ar continental, que é mais seca e quente. 

O meteorologista explica que se vai fazer sentir calor intenso a partir de quinta-feira e que a situação se irá prolongar “por uns bons dias”, pelo menos até dia 12 deste mês.

Mesmo os distritos que costumam ter mais vento, como é o caso do litoral norte, vão ser surpreendidos pela onda de calor, visto esta ser uma situação generalizada em todo o país.

O índice UV estará também bastante elevado, pelo que, como se pode ler no site do IPMA, é necessário ter cuidado e “utilizar óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao sol”.

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados