9 conselhos para quem vai à praia em plena vaga de calor

7 jul 2022, 20:30
Praia (Lusa/Nuno Veiga)

As temperaturas previstas convidam à praia, mas há que ter cuidados redobrados com a saúde

A onda de calor já se faz sentir em Portugal e vai persistir nos próximos dias. As temperaturas podem mesmo ultrapassar os 40 graus em algumas zonas do país, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

As temperaturas previstas convidam à praia, mas há que ter cuidados redobrados com a saúde.

A Autoridade Marítima Nacional recomenda que na praia se mantenha hidratado, utilize protetor solar fator igual ou superior a 30 e que evite a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11h00 e as 17h00.

É também importante que faça refeições leves e que utilize roupa larga, que cubra a maior parte do corpo, como um chapéu de abas largas e óculos de sol. As atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente desportivas e de lazer no exterior, são mesmo de evitar.

"Em caso de emergência não entre na água, chame o nadador-salvador ou ligue 112", indica a  Autoridade Marítima Nacional.

Portugal vai entrar esta sexta-feira em estado de alerta especial por causa do elevado risco de incêndios, num período que vai durar até dia 15 de julho, segundo a Proteção Civil.

Os distritos de Bragança, Castelo Branco, Guarda, Santarém, Vila Real e Viseu entram em alerta especial laranja já na meia-noite desta sexta-feira, altura em que os restantes distritos do continente ficam em alerta amarelo. 

A Proteção Civil deixou também várias recomendações para os próximos dias. Veja aqui quais.

Relacionados

Patrocinados