Há ainda 36 concelhos de sete distritos, localizados na região Centro e no Algarve, com risco máximo de incêndio, este sábado
Treze distritos de Portugal continental vão estar até segunda-feira sob aviso laranja devido à previsão de tempo quente, anunciou esta madrugada o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Évora, Faro, Setúbal, Beja e Portalegre foram colocados sob aviso laranja, devido "à persistência de valores muito elevados da temperatura máxima", entre as 00:00 de hoje e as 23:00 de segunda-feira, de acordo com um comunicado do IPMA.
Devido à previsão de tempo quente, o IPMA colocou também sob aviso laranja Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Santarém, Lisboa, Castelo Branco e Coimbra entre as 00:00 de domingo e as 23:00 de segunda-feira. Estes oito distritos estão sob aviso amarelo até às 00:00 de domingo.
Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro e Braga vão estar também sob aviso amarelo entre as 09:00 de hoje e as 23:00 de segunda-feira.
O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo, o menos grave, quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) disse na sexta-feira que vai reforçar o nível de prontidão de combate a incêndios rurais este fim de semana devido à previsão de calor extremo em Portugal continental.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou que as situações de calor extremo têm riscos para a saúde, recomendando que se beba água, evite bebidas alcoólicas e opte por ambientes frescos ou climatizados.
Num conjunto de recomendações divulgadas na página da internet, a DGS lembra os avisos do IPMA, que prevê uma subida de temperaturas, com as máximas a poderem ultrapassar os 40 graus nalgumas regiões do país, e pede cautela aos cidadãos.
Trinta e seis concelhos de sete distritos do continente em risco máximo de incêndio
Trinta e seis concelhos de sete distritos, localizados na região Centro e no Algarve, apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, os concelhos que estão sob este alerta pertencem aos distritos da Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou ainda em risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’ de incêndio vários concelhos de quase todos os distritos do continente.
Cerca de 30 municípios localizados no litoral do país estão com risco moderado ou reduzido de incêndio.
O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.
Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Devido ao tempo quente, o IPMA colocou sob aviso laranja, até segunda-feira, 13 distritos de Portugal continental: Évora, Faro, Setúbal, Beja, Portalegre, Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Santarém, Lisboa, Castelo Branco e Coimbra.
O aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo, o menos grave, quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para hoje, no continente, tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais nebulosidade no litoral das regiões Norte e Centro, em especial até ao meio da manhã, e no interior durante a tarde, e subida de temperatura, em especial da máxima.
Prevê também a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada dispersos no interior das regiões Centro e Sul durante a tarde e neblina ou nevoeiro em alguns locais da faixa costeira ocidental, em especial a norte do Cabo Raso.
O vento soprará em geral fraco predominando do quadrante norte, sendo do quadrante leste até ao meio da manhã, e soprando por vezes moderado (até 30 km/h) na faixa costeira ocidental.
As temperaturas máximas vão oscilar entre os 43 graus Celsius, em Beja, e os 25, em Aveiro.