Como manter-se fresco sem usar ar condicionado: 14 formas de combater o calor em casa

CNN , Kristen Rogers
9 jul 2022, 15:25
Tomar banho (Getty Images)

Quer esteja sem energia, a suportar calor extremo ou a tentar poupar dinheiro, há formas de se sentir mais confortável sem arrefecimento artificial. Eis como vencer o calor do Verão que afeta o seu corpo e a sua casa.

O calor pode promover atividades divertidas de Verão, mas o corpo não deve estar demasiado quente durante muito tempo, pois demasiado calor pode prejudicar o cérebro e outros órgãos, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA. A transpiração é o sistema natural de arrefecimento do corpo, mas quando isso não é suficiente, há um risco acrescido de desenvolver doenças relacionadas com o calor como a hipertermia - cujos sinais incluem cãibras de calor, edemas de calor e insolações.

Pode manter-se fresco usando alguns itens básicos e sabendo como manipular a sua casa para controlar as temperaturas. Aqui estão 14 métodos para o fazer.

Mantenha-se hidratado

Quando se está quente e ruborizado, hidratar-se é o primeiro e principal passo para o arrefecimento, segundo Wendell Porter, docente sénior em engenharia agrícola e biológica da Universidade da Florida.

A temperatura da água não importa, uma vez que o seu corpo vai aquecê-la, acrescenta. Se o seu corpo está a sofrer com o calor e precisa de arrefecer, não o pode fazer sem humidade suficiente, uma vez que o corpo arrefece por si próprio através da transpiração.

Tome um duche ou banho frio

Tomar um duche ou banho frio ajuda a arrefecer o corpo, baixando a temperatura central, diz Porter.

Para uma sensação fria extra, experimente usar sabonete de hortelã-pimenta. O mentol do óleo de hortelã-pimenta ativa os recetores cerebrais que dizem ao seu corpo que algo que você esteja a comer ou a sentir está frio.

Use panos frios no pescoço ou nos pulsos

Coloque um pano de cozinha frio ou sacos de gelo nos pulsos, ou enrole-o à volta do pescoço, para arrefecer o seu corpo. Estes pontos de pulsação são áreas onde os vasos sanguíneos estão próximos da pele, pelo que irá arrefecer mais rapidamente.

Use ventiladores

Coloque ventoinhas viradas para fora das janelas dos quartos onde passa tempo, para soprar o ar quente e substituí-lo por ar frio do interior.

Se a temperatura na área onde costuma estar tende a cair entre 10 e 20 graus Celsius de manhã e à noite, abrir as janelas de ambos os lados da casa durante esses períodos pode facilitar um sistema de ventilação de fluxo cruzado. Se o fizer, pode optar por utilizar ou não os ventiladores, mas eles ajudarão a arrefecer a casa mais rapidamente, segundo Porter. O ar quente da sua casa pode sair para o exterior, deixando uma temperatura mais baixa ou trazendo uma brisa. Basta fechar as janelas à medida que o sol aparece, e abri-las quando o tempo estiver de novo mais fresco.

Descansar perto de um ventilador reduzirá também a temperatura do seu corpo.

Feche as suas cortinas ou persianas

Se tiver janelas viradas para a direção do sol de manhã à tarde, feche as cortinas ou persianas para "evitar que o sol entre diretamente na casa e aqueça o interior", diz Porter.

Também poderá instalar cortinas “blackout” para isolar a divisão e reduzir os aumentos de temperatura que ocorrerem durante o dia.

Se ligar o ar condicionado, não o coloque abaixo dos 21 graus Celsius, num esforço para arrefecer a casa mais rapidamente, diz Samantha Hall, diretora administrativa da Spaces Alive, uma empresa de estudos de design com sede na Austrália, para ajudar a criar edifícios saudáveis e sustentáveis. "Será preciso mais tempo para atingir essa temperatura e continuará assim até você começar a sentir um pouco de frio, e depois será difícil equilibrar", acrescenta. Em vez disso, mantenha a temperatura do equipamento tão alta quanto possível desde que esteja confortável.

Dormir com lençóis respiráveis

O algodão é um dos materiais mais respiráveis, por isso lençóis ou cobertores de algodão podem ajudar a manter o frio durante toda a noite.

Quanto menos forem os fios do algodão, mais respirável o lençol é, diz Porter. Isto porque as contagens mais altas de fios têm mais tecelagem por centímetro quadrado.

Dormir na cave

Se não conseguir dormir durante a noite porque está demasiado quente, tente dormir em algum lugar além do seu quarto, se isso for uma opção. O ar quente sobe, por isso, se tiver um andar mais baixo ou uma cave em sua casa, monte lá uma área temporária de sono para experimentar temperaturas mais frescas à noite.

Não refrigere ou congele cobertores ou roupa

Conselhos comuns para nos mantermos frescos sem ar condicionado incluem a refrigeração ou o congelamento de meias molhadas, cobertores ou roupa, para depois usá-las enquanto dorme. Mas isto não é uma boa ideia, diz Porter.

Devido à "quantidade de energia que [esses artigos] podem absorver do seu corpo durante a noite, [eles] estarão quentes em apenas alguns minutos", declara. "E além disso teria coisas húmidas que moldariam o seu colchão. Definitivamente, você não quer fazer isso".

Fechar as portas dos quartos não utilizados

Se ninguém estiver a usar um quarto que não tenha respiradouros ou ventiladores, feche a porta dessa área para manter o ar fresco confinado apenas às áreas ocupadas da casa.

Utilize o exaustor na sua cozinha e/ou casa de banho

Gire o interruptor do exaustor na sua cozinha para puxar o ar quente que se eleva depois de cozinhar, ou na sua casa de banho para retirar o vapor depois do duche.

Instale lâmpadas de baixo consumo energético

As lâmpadas incandescentes geram uma temperatura mais elevada do que as lâmpadas LED. Para fazer a troca, preste atenção à venda de lâmpadas energeticamente eficientes, depois substitua lentamente as lâmpadas na sua casa, recomenda Porter.

A substituição das lâmpadas pode poupar dinheiro mas não reduzirá muito calor em casa, diz. No entanto, se se concentrar em trocar as lâmpadas nas áreas próximas de onde costuma estar, isso fará uma diferença mais perceptível, diz Porter.

Cozinhe de manhã, com um fogão lento ou no exterior

O calor do forno pode espalhar-se pela sua casa. Mantenha o calor centralizado numa área, tal como um fogão lento. Ou cozinhe ao ar livre num assador para manter o calor no exterior.

Desfrute de guloseimas congeladas

Comer um gelado para arrefecer pode ajudar por um momento. Mas não exagere no açúcar se estiver sobreaquecido ou em risco de ser sobreaquecido, diz Porter. "O açúcar fará acelerar o seu metabolismo e você começará a sentir-se internamente quente", explica. "Portanto, um doce fresco pode ser bom, mas o açúcar extra pode não ser".

Procure o que o Estado oferece

Se já tentou tudo e ainda não consegue vencer o calor em casa, pode procurar online qualquer programa local que esteja a oferecer ar condicionado sem condutas.

Dependendo da sua localidade, alguns centros de refrigeração - instalações públicas com ar condicionado onde as pessoas possam ir em busca de alívio durante o tempo extremamente quente - podem estar abertos e garantir que são tão seguros quanto possível. Poderia começar por verificar com os seus escritórios locais de serviços públicos, eles saberiam quem está a oferecer determinados programas, recomenda Porter.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados