Agosto cinzento e fresco. O tempo vai melhorar a meio da semana, mas sem calor intenso

7 ago 2022, 11:00
Bom tempo

Vila Real, Bragança e Guarda sob aviso amarelo devido ao calor, mas pode haver chuva no interior Norte e Centro

Estamos em pleno mês de agosto, há muita gente de férias e o tempo tem estado meio nublado, fresco e, em algumas regiões do país, existe mesmo a possibilidade de aguaceiros. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o cenário não vai melhorar no arranque da semana. 

"Nos próximos dias, a tendência mantém-se esta. Vamos ter este tempo mais encoberto e cinzento, principalmente na faixa costeira ocidental, talvez até meio da semana no período matinal", afirmou à CNN Portugal o meteorologista Pedro Sousa. 

Pelo menos até dia 10, existe a possibilidade de um aumento da nebulosidade, aguaceiros e trovoada no interior Norte e Centro durante a tarde.

Vila Real, Bragança e Guarda sob aviso amarelo

Aliás, os distritos de Vila Real, Bragança e Guarda estão mesmo sob aviso amarelo devido ao calor, pelo menos até terça-feira. Estão previstos, para este domingo, 36 graus em Bragança, 35 em Vila Real e 30 na Guarda. Este aviso amarelo, explicou Pedro Sousa, poderá cair no dia 10, "mas ainda tem de ser avaliado." 

Resumindo, este agosto fresco e cinzento não vai mudar nos próximos dias. Terça-feira será o dia com as temperaturas mais elevadas, mas não muito mais daquilo que tem sido registado nos últimos dias. Em Lisboa, por exemplo, a máxima prevista é de 29 graus, em Faro 28, Porto não deve ultrapassar os 23 graus e Setúbal fica-se pelos 28. Castelo Branco (38), Bragança (37), Vila Real (37), Évora (36), Portalegre (35) são alguns dos distritos onde se vão registar as temperaturas mais elevadas. 

A partir do meio da semana, aumenta a probabilidade de precipitação no interior Norte e Centro e as temperaturas poderão descer. O IPMA garantiu ainda que não está prevista nenhuma situação de calor extremo para os próximos dias.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados