Legislativas: televisões vão ter 36 debates que incluem o Livre

15 dez 2021, 15:07
Entrevista de Miguel Sousa Tavares a António Costa

Debates vão acontecer entre 2 e 15 de janeiro. Em breve será conhecido o calendário específico

Os três canais generalistas – RTP, SIC e TVI - e os três canais de informação no cabo – RTP3, SIC Notícias e CNN Portugal - vão realizar 36 debates antes das eleições legislativas.

Os debates vão realizar-se entre 2 e 15 de janeiro e o calendário específico será posteriormente divulgado.

Os 36 debates vão incluir o Livre, que tinha anunciando a intenção de avançar com uma providência cautelar contra as televisões.

"As três televisões (RTP, SIC e RTP) acordaram em realizar 36 frente a frentes, incluindo todos os partidos ou coligações que elegeram deputados em 2019. Nos próximos dias será apresentado o calendário do debates. Este é um esforço e um contributo dos três canais generalistas para ajudar ao esclarecimento público num período eleitoral que será vivido ainda em contexto pandémico", refere uma nota dos três canais.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) defendeu esta quarta-feira que o Livre, que em 2019 elegeu a deputada Joacine Katar Moreira, devia ser incluído nos debates televisivos entre os partidos candidatos às eleições legislativas, tendo pedido à ERC que determinasse “uma medida provisória” que impeça o afastamento desta força política.

Na semana passada, o Livre anunciou que iria avançar com uma providência cautelar contra os três canais generalistas de televisão e uma queixa à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) pela exclusão dos debates para as eleições legislativas, argumentando que a “lei é clara” quanto ao seu direito de participação.

Na segunda-feira, o Jornal de Notícias noticiou que representantes dos partidos políticos estiveram reunidos com os diretores de informação dos canais televisivos e aceitaram a inclusão do Livre nos debates entre os partidos com representação parlamentar.

Partidos

Mais Partidos

Patrocinados