Cinco minutos é bom mas não chega: há uma marca que garante fazer melhor no carregamento de carros elétricos

21 abr, 19:09
Baterias Shenxing da marca CATL (Wang Zhao/AFP via Getty Images)

Surpresa, surpresa: também é chinesa a marca que fez o anúncio

Continua uma autêntica corrida ao automóvel elétrico, com a China a aparecer na frente, divulgando novidades quase todas as semanas.

Depois de a BYD ter garantido que conseguia carregar os seus veículos em apenas cinco minutos, a também chinesa CATL acaba de anunciar que é capaz de fazer melhor que isso, mostrando que a indústria começa a ser claramente liderada pelas marcas da China.

De resto, a CATL é já o maior fabricante de baterias para carros elétricos do mundo. A novidade está no modelo Shenxing, cuja célula de bateria oferece uma autonomia de 520 quilómetros, podendo ficar totalmente carregada nos mesmos cinco minutos, quase o tempo que demora a parar num posto de combustíveis, atestar, pagar e voltar.

A diferença não está, portanto, nos minutos, mas na autonomia. É que o BYD carrega em cinco minutos uma bateria de 470 quilómetros, consideravelmente menos que os cinco minutos que demora a atestar os 520 quilómetros da bateria do modelo da CATL.

As duas marcas lideram assim a corrida ao automóvel elétrico, colocando-se à frente da Tesla, por exemplo, que demora cerca de 15 minutos a carregar 321 quilómetros de autonomia. À frente também da Mercedes-Benz, por exemplo, cujo modelo CLA leva 10 minutos para ficar com a bateria de 325 quilómetros completa.

A segunda geração da bateria do modelo Shenxing tem uma autonomia de 800 quilómetros e pode atingir uma velocidade máxima de carregamento de 2,5 quilómetros por segundo, garante a empresa.

“Procuramos colaborar com mais líderes da indústria para testar os limites da inovação do supercarregamento”, afirmou o diretor tecnológico da CATL, Gao Huan, durante uma feira do setor em Xangai.

Relacionados

Empresas

Mais Empresas
IOL Footer MIN