Gigante chinês dos veículos elétricos está a oferecer tecnologia de assistência ao condutor nos carros mais baratos

CNN , John Liu e Hassan Tayir
11 fev, 12:10
Sede da BYD em Shenzhen, China, 15 de janeiro de 2024. Qilai Shen/Bloomberg/Getty Images

Segundo os analistas, esta medida poderá alimentar ainda mais uma guerra de preços brutal e contínua no maior mercado automóvel do mundo

O fabricante chinês de veículos eléctricos BYD adicionou um sistema avançado de assistência ao condutor à maioria dos seus modelos, sem custos adicionais, catapultando as suas ações para um nível recorde.

Os clientes chineses podem agora experimentar o sistema de assistência à condução “God's Eye”, propriedade do fabricante de automóveis, em modelos que custam apenas 69.800 yuan (pouco mais de 9.000 euros).

Segundo os analistas, esta medida poderá alimentar ainda mais uma guerra de preços brutal e contínua no maior mercado automóvel do mundo.

As ações da BYD subiram mais de 4% para um nível recorde, de acordo com dados da Refinitiv, quando as negociações em Hong Kong arrancaram nesta terça-feira. As ações foram negociadas pela última vez a 330 dólares de Hong Kong (40 euros).

“2025 será o primeiro ano de condução inteligente para todos”, disse o presidente da BYD, Wang Chuanfu, num evento na sua sede em Shenzhen, na segunda-feira.

Wang previu que a condução inteligente de alto nível se tornará uma característica essencial nos automóveis, tal como os cintos de segurança e os airbags nos próximos três anos.

Anteriormente, o recurso “God's Eye”, introduzido em 2023 para ajudar na navegação do carro, era oferecido apenas em modelos BYD que custavam mais de 29.000 euros

A BYD ficou em sexto lugar nas vendas globais de automóveis, com a chinesa Geely Auto a seguir, em décimo, disse Wang no palco, citando uma pesquisa da Cailianshe, uma empresa de comunicação social ligada ao Estado. Também dominou o mercado chinês, representando mais de 32% do total das vendas de veículos de energia nova em 2024, de acordo com a China Passenger Car Association.

Tu Le, fundador e diretor-geral da empresa de consultoria Sino Auto Insights, afirmou que a iniciativa da BYD “coloca os seus concorrentes em desvantagem” devido ao preço acessível.

A Tesla, a principal rival da BYD, lançou nos EUA funcionalidades semelhantes de condução totalmente autónoma por uma taxa de subscrição de 99 dólares por mês (95 euros) ou um pagamento único de 8.000 dólares (cerca de 7.700 euros). Aguarda aprovação regulamentar para lançar ensaios no mercado chinês.

A Tesla poderá ter de repensar a sua estratégia baseada em subscrições quando entrar na China, acrescentou Le.

Para além da Tesla, o anúncio da BYD deverá pressionar outros concorrentes chineses, como a Xpeng e a Geely Auto, cujas ações caíram na terça-feira.

No evento de segunda-feira, a empresa também anunciou o seu plano de integrar o DeepSeek, o modelo de IA de uma startup chinesa que fez manchetes globais no mês passado com um chatbot de alto desempenho que rivaliza com o ChatGPT da OpenAI, nos carros da BYD.

A BYD é conhecida pela sua estratégia de preços agressiva. A guerra de preços, desencadeada pela Tesla há dois anos, tornou-se tão intensa que a BYD pediu aos seus fornecedores, no final do ano passado, que apresentassem reduções de preços consideráveis de 10% para o próximo ano.

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