Presidência do Conselho de Ministros: atual subdiretora da Direção-Geral do Património Cultural também é suspeita

29 set 2022, 20:31
Presidência do Conselho dos Ministros

Catarina Romão Gonçalves ocupou durante muitos anos um cargo de destaque na secretaria-geral da presidência do Conselho de Ministros

Além de David Xavier, secretário-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, as buscas realizadas esta quinta-feira visaram outros elementos desta entidade. 

É o caso de Catarina Romão Gonçalves, pessoa próxima de David Xavier, que durante muitos anos ocupou um cargo de destaque na secretaria-geral da Presidência do Conselho de Ministros e desde o início do mês que é a subdiretora-geral da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC). 

Ao que a CNN Portugal conseguiu apurar, a investigação procurou e-mails, mensagens de telemóvel e todos os conteúdos guardados em suportes informáticos que possam levar às ações praticadas por estas pessoas. 

Há ainda mais um elemento da secretaria-geral da Presidência do Conselho de Ministros na mira da Polícia Judiciária (PJ) - um contabilista - e ainda outro suspeito ligado à empresária Manuela Couto

Suspeita de corrupção

A PJ entrou esta manhã na sede da Presidência do Conselho de Ministros e realizou buscas em vários postos de trabalho, sendo o alvo principal da operação o secretário-geral David Xavier, que está sob suspeita de corrupção e outros crimes associados à violação de regras de contratação pública a empresas privadas, de bens e serviços para o Governo.

É suspeito de obter benefícios pessoais, através de subornos, na aquisição para o Estado de sistemas informáticos a uma determinada empresa do norte do país - em ajustes diretos que alegadamente violam as regras de transparência.

A operação foi pertence à Unidade Nacional de Combate à Corrupção, da PJ, que realizou buscar em gabinetes mas também domiciliárias - nas casas dos suspeitos da investigação, quer do lado da corrupção passiva quer do lado da corrupção ativa.

Relacionados

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados