Dezenas de portugueses burlados em sites falsos de marcas famosas

8 fev 2022, 09:34
Cibercrime

Vítimas aproveitavam baixos preços para encomendar artigos, mas nunca os chegaram a receber

A Polícia de Segurança Pública está a investigar dezenas de denúncias feitas por pessoas burladas em sites falsos que recriam as páginas das marcas do grupo Inditex.

De acordo com o Jornal de Notícias, “as vítimas eram atraídas às páginas pelos baixos preços de roupa e calçado e efetuavam o pagamento convencidos de que estavam a comprar nas páginas oficiais” das marcas do grupo empresarial espanhol, mas nunca chegavam a receber os produtos.

Segundo o mesmo jornal, as autoridades suspeitam de um grupo composto por cidadãos estrangeiros. Só em outubro e novembro do ano passado, a PSP registou 36 queixas relacionadas com este esquema, mas suspeita que o número poderá ser maior.

Os preços bastante mais baixos das marcas Bershka, Pull&Bear e Massimo Dutti, entre outras, atraíram os clientes para estas páginas.

“Os falsos sites ostentavam fotografias originais de peças de roupa, iguais às dos sites oficiais. As pessoas ficavam convencidas que estavam a comprar na página online da marca”, afirmou Sónia Martins, do Núcleo de Cibercriminalidade da PSP, ao JN.

Esta burla junta-se a vários outros esquemas e ataques informáticos que recentemente têm ocorrido, como os que aconteceram aos grupos Impresa e Cofina e o que decorre neste momento à Vodafone, o que reforça a tendência de crescimento dos ciberataques verificada nos últimos anos.

Relacionados

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados