Depois do “olá pai” e do “olá mãe”, é a vez do “olá estamos a contratar”

6 ago, 23:38

"Olá! Estamos a contratar": se recebeu esta mensagem, atenção

Depois do "Olá pai" e do "Olá mãe", eis que surge uma nova burla sob a forma de mensagem no telemóvel: "Olá, estamos a contratar" e "Olá, recebemos o seu currículo". 

Trata-se de falsas empresas de recrutamento que, além de levarem a cabo uma caça aos dados pessoais para sustentarem bases de dados, também cobram dinheiro àqueles que caem na rede. Inicialmente a abordagem era mais simples e direta, com indicações de valores concretos para funções genéricas, mas tem evoluído para mensagens mais sofisticadas e os riscos tornam-se maiores. 

"Nota-se que há um conhecimento cada vez mais significativo daquilo que o mercado procura, em termos de oportunidades de emprego", declara o responsável da área de recrutamento da Adeco, Pedro Alves à CNN Portugal. "Isso leva a que as mensagens sejam muito específicas, para se tornarem mais credíveis, até identificando nomes de empresas." 

Este esquema passa, essencialmente, por levar os participantes a colocarem 'like' numa publicação ou seguirem uma página no Instagram por um determinado valor. Pedro Alves explica: "Sentem que não há nada de ilegal naquele processo, mas num segundo, terceiro ou quarto pedido começa a ser exigido o pagamento de um outro valor a esse mesmo participante, a ser depois devolvido - mas nunca é". 

Pedro Alves afirma ainda que esta "é uma tendência cada vez maior" e alerta para quando "as coisas parecem muito fáceis". "Quando há aparentemente muito dinheiro envolvido, sem grande esforço, à partida não é verdadeiro, há que desconfiar." 

Ao que a CNN Portugal conseguiu apurar, o Whatsapp está já a criar novas medidas de segurança - e da Procuradoria-Geral da República também há alertas para os perigos à solta. 

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça