Agente imobiliário, que desapareceu do mapa, fez vários pedidos de quantias em numerário, alegando que a mesma seria entregue ao proprietário da casa, que diz nunca ter recebido nada
Sandra e Ricardo encontraram a casa ideal para a família, em Barcelos, no final do ano passado. O agente imobiliário, da ERA de Barcelos, garantiu-lhes que aquela era "uma casa para a vida" e o casal pagou 2.500 euros para reservar a moradia.
Nesse mesmo dia, o agente imobiliário, Daniel Costa, contactou o casal para o informar que o proprietário da casa, Fábio, tinha pedido nove mil euros em dinheiro por fora, justificando o pedido com a necessidade de obras na casa. Sandra e Ricardo acederam ao pedido e enviaram o dinheiro no dia seguinte.
Uma semana depois, foram contactados pela imobiliária para assinarem o Contrato de Promessa de Compra e Venda, no qual, segundo o casal, não tinham sido deduzidos os nove mil euros. O agente imobiliário terá dito que o acerto seria feito no dia da escritura. Mas os pedidos de dinheiro em mão não ficaram por aqui.
Depois do contrato assinado, Daniel Costa voltou a pedir dinheiro ao casal, afirmando que o dono da casa tinha prometido baixar cinco mil euros ao valor da moradia se lhe dessem 11 mil euros em numerário. O casal voltou a aceder. Depois, foi feito um novo pedido, de 20 mil euros. No total, o casal deu perto de 50 mil euros em dinheiro - valor que ainda não reaveu.
Isto porque, a dada altura, foram contactados pela imobiliária, que aguardava os 20% do valor da casa. Foi então que perceberam que alguma coisa estava errada e entraram em contacto com o dono da casa, que os informou que nunca recebeu qualquer dinheiro em mãos.
Confrontado com esta questão pelo próprio proprietário da casa, Daniel Costa "admitiu que tinha feito tudo". "Não só a eles, parece que já havia outros casos", afirmou ao Exclusivo o dono da casa.
O agente imobiliário confessou tudo ao casal, afirmando que tinha problemas com o jogo e que estava a usar aquele dinheiro para cobrir dívidas que tinha acumulado.
O casal marcou uma reunião com a ERA, que, segundo o casal, se escusou de quaisquer responsabilidades. "A ERA nunca quis assumir responsabilidades, quando nós estávamos a comprar a casa à ERA e não ao Daniel", afirmou Sandra.
Entretanto, o agente imobiliário "desapareceu, não deu mais notícias" e o caso está agora em tribunal. O Exclusivo tentou entrar em contacto com a ERA Imobiliária, que se recusou a prestar declarações, tendo em conta que está em curso uma participação criminal.