Dívida pública desce para 269,8 mil milhões de euros em novembro

Agência Lusa , BMA
3 jan, 11:43
Dinheiro armazenado no Complexo do Carregado do Banco de Portugal
Dinheiro armazenado no Complexo do Carregado do Banco de Portugal

Próxima atualização das estatísticas da dívida pública do Banco de Portugal é divulgada a 1 de fevereiro

PUB

A dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, fixou-se em quase 269,8 mil milhões de euros em novembro, menos 1,4 mil milhões de euros do que em outubro, divulgou esta segunda-feira o Banco de Portugal.

Segundo o banco central, esta redução - pelo quinto mês consecutivo - deve-se sobretudo a amortizações de títulos de dívida no valor de 1,6 mil milhões de euros.

PUB

Já a dívida pública líquida dos depósitos aumentou em novembro para 251,5 mil milhões de euros, mais 300 milhões de euros do que em outubro, uma vez que os depósitos das administrações públicas diminuíram 1,7 mil milhões de euros.

Em termos homólogos, face a novembro de 2020, a dívida pública na ótica de Maastricht aumentou em 2,7 mil milhões de euros.

No terceiro trimestre deste ano (setembro), a dívida pública na ótica de Maastricht caiu para 131,4% do Produto Interno Bruto (PIB) uma redução de quatro pontos percentuais face ao trimestre anterior, segundo dados divulgados em 02 de novembro passado pelo Banco de Portugal.

PUB
PUB
PUB

A próxima atualização das estatísticas da dívida pública do Banco de Portugal será divulgada em 01 de fevereiro.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Economia

Mais Economia

Patrocinados