Oficial: Bruno Lage é o novo treinador do Benfica

5 set, 18:56

Rui Costa justifica escolha com o "sentimento de cada benfiquista"

Era o segredo mais mal guardado das últimas horas e, talvez por isso, o Benfica decidiu não esperar por sexta-feira, data que o presidente Rui Costa tinha definido como limite para anunciar o treinador.

O treinador, esse, é Bruno Lage, agora oficializado para as próximas duas épocas, num regresso ao Estádio da Luz depois da saída em 2020.

“A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informa que chegou a acordo com o treinador Bruno Miguel Silva do Nascimento (Bruno Lage) para a celebração de um contrato de trabalho desportivo para vigorar nas épocas desportivas 2024/25 e 2025/26", pode ler-se no comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliáris (CMVM).

Cerca de 25 minutos depois da hora marcada, Rui Costa anunciou, "com orgulho", que o sucessor de Roger Schmidt é mesmo Bruno Lage, que "reúne todas as condições" para assumir o cargo.

"Bem sei que cada adepto tem as suas escolhas, ninguém pode levar a mal que se queira determinados treinadores, mas também tenho a certeza que o Bruno terá o apoio de todos os benfiquistas", afirmou.

Sobre a decisão, Rui Costa reiterou que as qualidades de Bruno Lage vão para lá do treinador: "Tenho a certeza absoluta que viverás cada dia, cada treino e cada jogo deste clube com o sentimento de cada benfiquista".

Bruno Lage, de 48 anos, substitui o alemão Roger Schmidt, demitido do cargo no sábado, um dia depois do empate 1-1 com o Moreirense, para a quarta jornada da I Liga, que deixou o Benfica a cinco pontos do líder Sporting, já depois de ter averbado uma derrota na ronda inaugural, em Famalicão (2-0).

O técnico português estava sem clube desde outubro do ano passado, quando abandonou os brasileiros do Botafogo, ao fim de apenas dois meses e meio e 15 jogos no emblema carioca.

Bruno Lage regressa, assim, ao Benfica, quatro anos depois de ter saído da Luz, em julho de 2020, na altura apresentando a demissão após uma derrota com o Marítimo, quando faltavam cinco jornadas para o final do campeonato 2020/21, sendo rendido interinamente por Nélson Veríssimo, à data seu treinador-adjunto.

Nessa época, as ‘águias’ chegaram a liderar a prova com sete pontos de vantagem sobre o FC Porto, mas a sequência de maus resultados, com apenas duas vitórias em 10 partidas, ditaram a saída do treinador e também a perda do título para o FC Porto.

Com vários anos a treinar as camadas jovens do Benfica e também a equipa B, o técnico assumiu o comando da equipa principal em janeiro de 2019, face à saída de Rui Vitória, e, nessa época, conduziu os ‘encarnados’ ao título de campeão, recuperando de uma desvantagem de oito pontos para o FC Porto, além de ter erguido a Supertaça na temporada seguinte, com uma goleada ao Sporting (5-0).

Depois de abandonar a Luz, Bruno Lage treinou os ingleses do Wolverhampton por pouco mais de uma época, rumando posteriormente ao Brasil, para orientar o Botafogo.

Da primeira passagem pelo Benfica, Lage apenas reencontrará no plantel atual o médio Florentino, o único ‘sobrevivente’ dessa altura, sendo que também irá rever Renato Sanches, com quem se cruzou no Swansea, quando era adjunto de Carlos Carvalhal e o internacional luso estava cedido aos galeses pelo Bayern Munique.

Relacionados

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados