Brasil ergue uma nova estátua arrebatadora de Jesus Cristo

CNN , Jack Guy, Vasco Cotovio, Rodrigo Pedroso e Francesca Street
3 mai 2022, 14:40
O Cristo Protetor de Encantado está em obras desde 2019. Foto de 29 de outubro passado. Foto: Silvio Avila/AFP via Getty Images

Esta será a terceira estátua de Cristo mais alta do mundo. E superior à do Redentor do Rio de Janeiro.

A cidade brasileira de Encantado tem uma nova estátua imponente de Jesus Cristo, que rivaliza com a altura da famosa estátua do "Cristo Redentor" do Rio de Janeiro.

O Cristo Protetor de Encantado está em obras desde 2019. Fotos recentes de drones mostram que ela parece praticamente acabada.

Feita de aço e cimento, a estátua tem 43 metros de altura, sendo assim 4,9 metros mais alta do que a estrutura do Rio de Janeiro, segundo a Associação Amigos de Cristo (AACristo), organização local responsável pela construção da estátua.

A estrutura foi projetada pelo escultor Genésio Gomes Moura e pelo seu filho, Markus Moura. Esta deverá ser a terceira estátua de Jesus mais alta do mundo, depois de um monumento de 76 metros que está atualmente em construção no México e uma figura de 52 metros na Polónia.

Em comunicado no site oficial do Cristo Protetor de Encantado, a AACristo diz que a estátua foi concluída no final de abril, mas há ainda um complexo turístico à volta que está em obras, e que não será concluído antes do início de 2023.

Um elevador dentro da estátua também deverá ser instalado, de acordo com a imprensa brasileira. Uma vez concluído, o elevador levará os visitantes a um miradouro no alto do coração de Cristo, recompensando-os com vistas espetaculares do topo da colina.

"Será uma abertura de vidro de onde as pessoas poderão filmar e fotografar o vale", explicou o chefe do projeto, Artur Lopes de Souza, no site da AACristo.

O projeto deve custar no total cerca de 334 mil euros. A AACristo está a pedir doações para finalizar o projeto. Por enquanto, os visitantes podem admirar de perto a estátua alta – há visitas permitidas aos sábados e domingos, de acordo com o site Cristo Protetor de Encantado.

A esperança é de que a nova estátua impulsione o turismo na cidade de Encantado e arredores, perto da fronteira do Brasil com o Uruguai e a Argentina.

A estátua do Cristo Redentor domina a cidade do Rio de Janeiro há quase 90 anos e continua a ser uma das atrações turísticas mais famosas do Brasil.

Viagens

Mais Viagens

Na SELFIE

Patrocinados